sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Copa do NE: vaga na Sul-Americana será para campeão de 2014

Jose Maria Marin CBF (Foto: Reuters)Jose Maria Marin, presidente da CBF (Foto: Reuters)

A vaga como prêmio para o campeão da Copa do Nordeste de 2013 chegou a ser comemorada por dirigentes dos clubes que irão disputar a competição interestadual. Mas a informação foi publicada equivocadamente no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol. Em um hotel de Fortaleza-CE, onde ocorreu o lançamento da Copa, o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, corrigiu a informação. Apenas o campeão de 2014 terá vaga na Sul-Americana, do mesmo ano.

- É uma grande notícia (essa premiação) a oportunidade de participar de uma competição organizada pela Conmebol e lembrando que a Sul-Americana dá vaga para a Libertadores da América. Abre-se um caminho especial para o Nordeste. A retomada (da competição) se dá em bases novas e a CBF abraça a Copa do Nordeste - informou Virgilio Elísio.

De acordo com o dirigente, não haveria como premiar o vencedor com a vaga em 2013, porque o calendário e as normas da Sul-Americana de 2013 já estão definidos. Desta forma, a premiação do vencedor do Nordestão no próximo ano será apenas em dinheiro. Considerando as receitas com TV e patrocínios, o valor seria cerca de R$ 1 milhão.

Dos times que irão disputar a Copa do Nordeste, apenas Ceará e Bahia já participaram da Sul-Americana. Ambos conquistaram a vaga no Brasileirão e jogaram a competição internacional em 2011.

Ceará x São Paulo pela Copa Sul-Americana 2011 (Foto: Rodrigo Carvalho/Agência Diário)Ceará disputou a Copa Sul-Americana em 2011
(Foto: Rodrigo Carvalho/Agência Diário)

A Copa do Nordeste está garantida pela CBF até o ano de 2017, com receitas que giram em torno de R$ 20 milhões. Até lá, segundo a organização do evento, a ambição dos clubes é que pelo menos 14 equipes nordestinas estejam nas séries A e B, do Campeonato Brasileiro. A visibilidade, o planejamento e as receitas geradas pela competição regional tornariam o acesso às divisões superiores mais viável.

O presidente da CBF, José Maria Marin, ainda declarou, durante o evento de lançamento, que a expectativa da entidade é de que a Copa do Nordeste sirva como celeiro de craques para o país e, quem sabe, para a Seleção Brasileira.

- Os craques não precisam sair só dos grandes centros (sul-sudeste). A Copa do Nordeste é um grande marco no futebol brasileiro e temos motivos de sobra para apoiar toda a disputa da competição - afirmou José Maria Marin.

Participarão da competição 16 clubes de sete estados brasileiros: Ceará, Bahia, ABC, Itabaiana, Sport, Fortaleza, Confiança, Sousa, Vitória, América-RN, ASA, Salgueiro, Santa Cruz, CRB, Campinense e Feirense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário