sábado, 30 de junho de 2012

América-RN vence Guarani e assume a ponta da Série B

LANCEPRESS!
Publicada em 29/06/2012 às 22:50
Goianinha (RN)

Pelo menos até às 18h deste sábado, a Série B tem um novo líder: o América-RN. A equipe venceu o Guarani por 1 a 0, na noite desta sexta, no Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN). Para seguir na ponta, o Dragão (19 pontos) terá que secar o Criciúma, que enfrenta o CRB, em casa.

O gol da vitória foi marcado pelo atacante Isac. O lance gerou bastante polêmica, pois não se sabe se a bola entrou ou não.

O Guarani, 17º colocado, com apenas sete pontos, volta a campo já nesta terça-feira, quando enfrenta o Ipatinga, às 21h, no Brinco de Ouro. Já o time potiguar encara o CRB, no próximo dia 7, às 16h20, no Rei Pelé.

O JOGO

Jogando em casa e com o objetivo de conquistar a liderança, o América-RN tomou a iniciativa de partir para o ataque e buscar o gol logo no início. Mas a equipe encontrou dificuldades, pois o Guarani estava bem postado e não deixava os donos da casa levarem perigo.

Aliás, nos primeiros minutos a equipe paulista pouco jogou. Era praticamente ataque contra defesa, com o Bugre sequer conseguindo passar do meio de campo. Com bastante presença ofensiva, o América teve apenas uma chance clara de gol, quando Isac cabeceou por cima uma bola cruzada.

Mas na medida em que a etapa inicial transcorria, o Guarani passava a sair mais para o jogo. Do meio para o fim, o time paulista chegou a deixar a partida mais igual. Porém, errava muitos passes e não conseguia chegar com perigo até o gol do time da casa.

GOL POLÊMICO DÁ A VITÓRIA AO AMÉRICA

O segundo tempo começou bastante movimentado. No primeiro ataque do América, Isac aproveitou um cruzamento na área e cabeceou para o gol. O lance gerou dúvidas se a bola entrou ou não, já que o goleiro espalmou duas vezes. Na segunda, o auxiliar deu gol, mas ficou a dúvida.

A vantagem fez com que o Dragão desse uma relaxada. Assim, o Guarani passou a ter um controle maior do jogo e criou mais chances para chegar ao empate. Apesar disso, era difícil entrar na defesa do América, que estava bem fechada e não permitia oportunidades claras.

O final da partida teve uma certa dose de emoção - o que não aconteceu muito durante os 90 minutos. Na tentativa do empate, o Guarani partiu para o ataque e chegou criar boas chances de marcar. Mas a boa defesa e a bela atuação do goleiro Dida confirmaram a vitória do América.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-RN 1X0 GUARANI

Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN)
Data/Hora:
29/6/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro:
Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes:
Marcio Correia Dias (PA) e Lúcio da Silva de Mattos (PA)
Cartões amarelos:
Edson Rocha, Fabinho (ARN); Chiquinho, Kleiton Domingues (GUA)

GOL: Isac, 2'/2ºT (1-0)

AMÉRICA-RN: Dida, Norberto (Soares), Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Marcio Passos, Fabinho e Raphael Augusto (Thiago Galhardo); Isac e Pingo. Técnico: Roberto Fernandes.

GUARANI: Emerson, Chiquinho (Admir Sopa), André Leone, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Danilo Sacramento, Renato Ribeiro (Thiaguinho) e Kleiton Domingues; Schwenck. Técnico: Vadão.



Lance polêmico leva América-RN à liderança e aumenta crise do Guarani

Uma polêmica interpretação do trio de arbitragem no lance mais importante do jogo colocou o América-RN na liderança e mergulhou o Guarani na zona de rebaixamento. Em um duelo decidido nos mínimos detalhes, os centímetros da bola que entrou (ou não) decidiram a partida. Convicto, o trio de arbitragem validou o gol de Isac, suficiente para o Mecão derrotar o Bugre por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, pela continuação da oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A vitória manteve os 100% de aproveitamento do time potiguar como mandante - cinco das seis vitórias da equipe no torneio foram no Nazarenão. Com 19 pontos, o América-RN empatou com o xará mineiro, mas leva vantagem no número de gols marcados (17 contra 15). A "parceria" americana na ponta pode acabar neste sábado. Para isso, basta o Criciúma vencer o CRB, no Heriberto Hulse.

Do outro lado da tabela, só lamentações. Em seu sétimo jogo no campeonato, o Guarani acumulou a quarta derrota e segue sem vencer longe de Campinas. Pior: voltou a repetir os erros das rodadas passadas, quando só esboçou uma reação ao sofrer o gol. Vice-campeão paulista, o desfigurado Bugre soma sete pontos e está em 17º lugar, na primeira posição dentro da zona de rebaixamento. Esta é a quarta partida seguida sem vitória alviverde.

A chance de reabilitação é já nesta terça-feira. Com o reforço de Oziel, Neto e possivelmente Bruno Mendes, o Guarani recebe o Ipatinga, às 21h, no Brinco de Ouro, em Campinas. Já o América-RN só volta a campo para defender a liderança no próximo final de semana, contra o CRB, às 16h20 de sábado, no Rei Pelé, em Maceió.

Primeiro tempo sem inspiração de nenhum dos lados
Um festival de erros de passes, finalizações e posicionamento. O primeiro tempo em Goianinha não foi nada inspirador. Carente pela ausência de Júnior Xuxa, que foi para o exterior, o América-RN até tomou a iniciativa em campo, mas padeceu por um meio-campo travado e sem criatividade. Já o Guarani, que foi ao Rio Grande do Norte para cadenciar o jogo, demorou para entrar de vez no jogo. Estreante da noite, Schwenck ficou boa parte do tempo isolado e pouco colaborou com o time.

Sem inspiração, o jeito era apostar na velocidade pelos flancos. Assim, Wanderson teve boa chance aos dez minutos, ao passar por todo o lado direito da defesa do Guarani. Na hora do chute, pegou na orelha da bola e mandou fraco. O Mecão ainda mostrou variação de jogadas ao arriscar pelo alto: Isac completou cobrança de escanteio e desviou por cima do travessão, com perigo.

A primeira chegada do Guarani ao ataque demorou 25 minutos, e não foi tão perigosa assim. Danilo Sacramento cobrou falta na direção de Rodrigo Arroz, que, de cabeça, ajeitou para Schwenck. O atacante não conseguiu o chute, e a bola voltou para Arroz, que bateu torto demais, sem direção. Na sequência, em outra descida alviverde, Bruno Recife experimentou a batida cruzada, sem sucesso.

O melhor momento da partida, até pela insistência, foi vermelho. O América-RN esboçou uma pressão nos minutos finais do primeiro tempo, mas parou duas vezes em Emerson. Na primeira, Wanderson bateu de fora da área, e o goleiro bugrino espalmou para longe. No rebote, Raphael Augusto - também fora da grande área - tentou mais um chute cruzado, outra vez bem defendido pelo camisa 1.

Mecão faz gol polêmico e Guarani repete erros do passado
Insatisfeito com o meio-campo, Roberto Fernandes trocou de meia armador: Raphael Augusto ficou no vestiário, Thiago Galhardo ganhou sua chance. A mudança foi no meio, mas o mapa da mina foi, como no primeiro tempo, o lado esquerdo. Nas costas de Chiquinho, o América-RN criou a jogada que garantiu sua vitória: após cruzamento, Isac cabeceou firme para o chão. Emerson defendeu em dois tempos, mas, na visão da arbitragem, deixou a bola entrar. Para desespero dos bugrinos, o auxiliar correu para o meio-campo, validou o lance e colocou os potiguares na frente.

A partir daí, repetiu-se o filme de outros tropeços do Guarani na Série B. Assim como contra Joinville e Vitória, o Bugre tinha que, em menos de meio tempo, buscar uma reação. E, tal qual nos jogos anteriores, não mostrou futebol para isso. Apesar de ter três meias, o setor de criação foi apático. Renato errou passes demais, Kleiton Domingues pareceu perdido entre o meio e o ataque e Danilo em nada lembrava o camisa 8 que brilhou no Paulista.

Renato ainda tentou duas vezes, em chutes de fora da área, mas não acertou o alvo em momento algum. No contra-ataque, o América-RN era perigoso. Pingo assustou Emerson em chute cruzado, e Isac até chegou a balançar as redes novamente, mas o lance estava anulado, por impedimento do camisa 9.

Enquanto o centroavante americano era sempre um perigo para os zagueiros do Guarani, Schwenck tentava responder do outro lado do campo. E quase conseguiu aos 29: após cruzamento de Bruno Recife, o veterano meteu a cabeça na bola e forçou Dida a grande defesa. A pressão bugrina aumentava aos poucos, ainda mais com as entradas de Thiaguinho e Ademir Sopa, nos lugares de Renato Ribeiro e Chiquinho.

A pressão só não virou gol por displicência na finalização. Kleiton Domingues recebeu passe de Schwenck e invadiu a área. Livre, o camisa 10 tinha tudo para empatar a partida e dar um respiro ao Guarani, mas adiantou demais a bola e chutou muito fraco. Dida honrou o nome, cresceu para cima do meia bugrino e salvou o América-RN. No fim, o lance polêmico decidiu a partida, em mais uma atuação segura dos donos da casa e irregular dos paulistas.



Assistente sofre com brincadeiras por nome em homenagem ao Papa

Com um nome que homenageia o Papa João Paulo II, nascido Karol Wojtyla, o árbitro de futebol Karol Martins é vítima de provocações dentro e fora dos gramados.

- Eles falam  "você é mulher", "esqueceram de mudar seu nome", "sua mãe te colocou um nome de mulher" - conta.

Brincadeiras com o nome, que no Brasil seria feminino, são algo recorrente desde que Karol era pequeno.

- Na pré-adolescência tinha muito essas brincadeiras com o meu nome e quase todo dia eu brigava na escola.

Maria das Graças Martins, mãe do árbitro e devota do Papa João Paulo II, conta que o nome veio de uma promessa que fez ao se emocionar com um discurso do Pontífice.

- Em oito de julho de 1980 eu me emocionei bastante e prometi que se eu engravidasse daquele dia em diante, no meu filho, se fosse homem, eu colocaria o nome da Sua Santidade.

Maria da Graça cumpriu o prometido e fez a homenagem. Apesar de tantas brincadeiras, Karol confessa gostar do nome que recebeu.

- Hoje em dia eu me orgulho do meu nome.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

América-RN testa 100% em casa contra o 'mau visitante' Guarani

Quatro vitórias, dez gols a favor, apenas três contra, 100% de aproveitamento. Os números não enganam: quando joga diante de sua torcida, o América-RN é sempre favorito. E é esta boa fase em casa que o time potiguar testará nesta sexta-feira. Terceiro colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Mecão recebe o Guarani às 21h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, pela continuação da oitava rodada.

Roberto Fernandes e Vadão, técnicos de América-RN e Guarani (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Roberto Fernandes e Vadão, técnicos de América-RN e Guarani (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Uma vitória coloca a equipe alvirrubra na liderança ao lado do América-MG. Com cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota nos sete primeiros jogos, o América-RN soma 16 pontos, três a menos que o xará mineiro, que já entrou em campo nesta rodada - e venceu o Barueri por 1 a 0, na Arena Barueri. A última vitória potiguar no Nazarenão foi o ASA, que caiu por 2 a 0.

O favoritismo aumenta quando, do outro lado do campo, está uma equipe que não venceu nenhuma partida fora de casa nesta Série B. Na 17ª posição, com sete pontos, o Guarani jogou fora de Campinas quatro vezes: o máximo que conquistou foram dois empates, contra Paraná e Barueri, além de derrotas para Joinville e Vitória. Sem ganhar há três rodadas, o Bugre quer se livrar da zona de rebaixamento.

O árbitro da partida será o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, auxiliado por Marcio Correia Dias e Lucio da Silva de Mattos. O duelo entre América-RN e Guarani será transmitido ao vivo pelo SporTV, menos para o Rio Grande do Norte, que acompanha o VT de Paraná x Joinville. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em tempo real.

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

América-RN: Roberto Fernandes ainda tem dúvidas para definir o time que enfrentará o Guarani. A principal questão é quem assumirá a camisa 10, já que Júnior Xuxa se transferiu para o exterior. O mais provável é que Thiago Galhardo fique com a vaga. O ataque também deve ter mudanças, com as escalações de Isac e Pingo - Lúcio Curió, destaque do time nesta Série B, não deve atuar. O provável Mecão é formado por: Dida; Walber, Edson Rocha, Cléber e Wanderson; Márcio Passos, Ricardo Baiano, Fabinho e Thiago Galhardo; Isac e Pingo.

Guarani: repleto de desfalques, o Bugre terá duas novidades para voltar a vencer. O meia Renato Ribeiro ganhou a posição de Rafinha e fará sua reestreia como titular. Já o atacante Schwenck fará sua primeira partida com a camisa alviverde, no lugar de Ronaldo. O restante do time será o mesmo que empatou com o ABC no último sábado. A formação tem: Emerson; Chiquinho, Rodrigo Arroz, André Leone e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Renato Ribeiro e Danilo Sacramento; Kleiton Domingues e Schwenck.

header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

América-RN: o lateral Norberto e o atacante Lúcio, machucados.

Guarani: o lateral Oziel e o zagueiro Neto, poupados; o lateral Bruno Peres e os meias Bruno Neves e Fabrício, em fase final de recuperação; o volante Wellington Monteiro, o meia Fumagalli e o atacante Emílio, machucados; o atacante Bruno Mendes, convocado para a seleção brasileira sub-20.

header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)

América-RN: sem o parceiro Lúcio Curió, Isac será a referência do ataque do Mecão nesta sexta-feira. O jogador tem quatro gols na Série B, seis a menos que Zé Carlos, do Criciúma, artilheiro da competição.

Guarani: Schwenck estreia no clube com fome de gols. O experiente atacante assume a vaga de Ronaldo no ataque e quer se fixar como nova esperança de vitórias do Bugre no segundo semestre.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Roberto Fernandes, técnico do América-RN: "Nesse jogo, o que mais queremos é a vitória dentro de casa. Neste momento é verdade que o Guarani está na zona de rebaixamento, mas com certeza é uma equipe que ainda vai brigar na ponta da tabela. Trata-se de um time que conta com grandes jogadores e é muito bem treinado pelo Vadão, que levou o time ao vice-campeonato paulista".

Vadão, técnico do Guarani: "Sabemos que o América tem se aproveitado. Parece que o local existe vento e outras adversidades que eles estão acostumados. O campo é menor que o nosso, temos que nos deslocar 100km, temos as imagens do time. O que falta é se preocupar um pouco mais com a nossa equipe. Quando não está tão encaixado, não adianta só se preocupar com o time adversário".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Quem tem vantagem no confronto? Veja no Futpédia!

* O América-RN tem retrospecto bastante favorável em jogos pela Série B. Em quatro partidas, todas de 2006 para cá, foram três vitórias potiguares e uma paulista.

* A última vitória do Guarani jogando em Natal foi em 17 de fevereiro de 1982: 2 a 1, no Machadão.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

O último confronto é de boa recordação para o América-RN. Durante a campanha do acesso do Guarani à elite, o Mecão recebeu o Bugre no Machadão, no dia 29 de agosto de 2009, e venceu por 3 a 1, gols de Thoni, Adalberto e Guaru - o zagueiro Márcio Alemão descontou, em cobrança de pênalti. O América de Roberto Fonseca atuou com: Wéverton; Adalberto, Vanderlei e Leandro; Wilton Goiano, Jackson, Ricardo Oliveira, Guaru e Thoni; André Luís e Lúcio. Já o Bugre, dirigido por Vadão, jogou com: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Andrezinho; Gláuber, Luciano Santos, Caíque e Walter Minhoca; Fabinho e Ricardo Xavier.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bugre visita o América de Natal buscando reabilitação

LANCEPRESS!
Publicada em 28/06/2012 às 18:44
Natal (RN)

O técnico Roberto Fernandes sabe que seu time pode assumir a liderança da Série B com uma vitória sobre o Guarani nesta sexta-feira, às 21h, no Nazarenão, em Goaianinha, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o treinador faz questão de lembrar que o Guarani é uma grande equipe e que pode complicar para seus comandados.

- O Guarani está na zona de rebaixamento agora, mas com certeza é uma equipe que ainda vai brigar na ponta. O time conta com grandes jogadores e é muito bem treinado pelo Vadão, que levou o time ao vice-campeonato paulista - afirmou Roberto.

Além da qualidade do adversário, outra coisa que preocupa o técnico do América é a quantidade de desfalques em sua equipe.

- Temos desfalques importantes, já que o Xuxa foi negociado, e temos dois atletas lesionados, o Norberto e o Lúcio - lamentou o treinador.

O lateral Norberto sentiu um desconforto na coxa e fez tratamento com gelo. Já o atacante Lúcio ficou no CT Dr. Abílio Medeiros realizando tratamento médico.

A novidade no trabalho foi a presença de Raphael Augusto, que atuou como meia na segunda etapa do coletivo. Na primeira etapa, Roberto Fernandes utilizou o lateral Wanderson. Além deles, Thiago Galhardo briga pela posição.

Na luta para sair da zona de rebaixamento para a Série C, o Guarani já viajou para Rio Grande do Norte e está definido pelo técnico Vadão para entrar em campo contra o América de Natal.

Durante o coletivo realizado na última quarta-feira, o treinador contou com duas novidades no time titular: Schwenck e Renato Ribeiro, com Rafinha e Ronaldo como as outras duas opções na reserva.

O meia Renato Ribeiro está confiante com o esquema de Vadão.

- Teremos um jogador de referência (Schwenck) e três meias encostando. Para jogar com um dos líderes do campeonato, tem que ser forte na marcação e rápido no contra-ataque para sair com a vitória - analisou o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.

O Bugre também terá novidade no banco de reservas. Ademir Sopa está recuperado de uma cirurgia e fica à disposição para estrear com a cimisaamisa bugrina.

Para o jogo desta sexta-feira, o Guarani deverá entrar em campo no esquema 4-5-1, com: Emerson; Chiquinho, André Leone, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Danilo Sacramento, Renato Ribeiro e Kleiton Domingues; Schwenck.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-RN X GUARANI

Local: Estádio José Nazareno do Nascimento, em Goianinha (RN)
Data/Hora:
29/06/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro:
Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes:
Marcio G. Correia Dias (PA) e Lúcio I. R. da Silva de Mattos (PA)

AMÉRICA-RN: Dida; Wanderson, Cléber, Edson Rocha e Gustavo; Ricardo Baiano, Thiago Galhardo, Nata  e Rafael Augusto; Sérgio Junior (Pingo) e Soares. Técnico: Roberto Fernandes.

GUARANI: Emerson; Chiquinho, André Leone, Rodrigo Arroz e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Danilo Sacramento, Renato Ribeiro e Kleiton Domingues; Schwenck. Técnico: Vadão.



CBF vai aplicar emendas da Fifa em 2013; limite de reservas passa para 12

A CBF divulgou em seu site oficial que as mudanças na regra implementadas pela Fifa entrarão em vigor no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2013. A partir desta data, estão permitidos até 12 jogadores no banco de reservas - atualmente são sete. A permissão de três alterações não foi mudada. Desta forma, os estádios terão que adequar o espaço para os 12 suplentes.

Em 2013 os técnicos também terão a opção de "burlar" a lista dos titulares divulgada antes da partida. Se um jogador que não estiver nesta relação iniciar o jogo, o árbitro vai permitir e, tanto o atleta quanto o clube, não serão punidos. O número de substituições também não será reduzido. O juiz, no entanto, deverá informar o ocorrido às autoridades.

Outras mudanças válidas a partir de 2013:

- No procedimento de bola ao chão:

* Se a bola for chutada diretamente para o gol adversário e entrar, será concedido um tiro de meta.

* Se a bola for chutada depois de uma bola ao chão e entrar no próprio gol, será escanteio para o adversário.

- Só será permitido o uso de fitas adesivas nos meiões se estas foram na mesma cor do local onde estão afixadas. Neste caso, o bom senso do árbitro será fundamental. O objetivo é que os atletas não tenham a visão prejudicada.

- Cartão amarelo para o jogador que "tocar a bola deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba". Neste caso, a única alteração foi a retirada da palavra "manifestamente" depois de "deliberadamente". O objetivo foi tentar facilitar a interpretação. Os árbitros devem mostrar o amarelo quando um atleta causa prejuízo ao adversário, e não quando há apenas a colocação da mão na bola.

- Toda publicidade que é colocada no chão deve ficar a pelo menos um metro das linhas demarcatórias do campo. As publicidades verticais deverão ser colocadas a no mínimo: um metro das linhas laterais do campo; na mesma distância das linhas de meta que a profundidade das redes de meta; um metro das redes de meta.