quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Goiás vence América-RN por 1 a 0, com gol de Iarley, e volta ao G-4

Nada melhor do que começar o turno quebrando um jejum de três jogos sem vencer, contando com tropeço de um concorrente direto e voltando ao G-4. Assim podemos resumir a noite do Goiás. No Serra Dourada, a equipe esmeraldina bateu o América-RN por 1 a 0, com gol de Iarley, e assumiu a quarta colocação, com 36 pontos, beneficiado pela derrota do São Caetano diante do ASA.

O time potiguar, por sua vez, cai para a oitava colocação, com 31 pontos, e perde contato com os primeiros colocados. O segundo turno começa bem diferente para o Dragão, que goleou o próprio Goiás por 5 a 2 na estreia da Série B, e ficou no G-4 por várias rodadas. Na próxima rodada, os goianos visitarão o Paraná, sábado, no Durival de Britto. Já o América-RN receberá ninguém mais do que o líder, Vitória, em Goianinha-RN.

O Goiás entrou em campo sem uma de suas principais peças na temporada. O meia Ramon, vice-artilheiro do time na Série B com cinco gols, sequer foi relacionado pelo técnico Enderson Moreira.

O treinador afirma que o jogador precisa de um prazo maior de recuperação entre uma partida e outra e que não vinha jogando bem. Enderson tentou uma carta na manga que poderia ter duplo efeito a favor do Goiás caso desse certo. Sem Ramon, o escolhido foi o atacante Felipe Amorim, que não vive boa fase. A alteração poderia deixar a equipe esmeraldina mais ofensiva e ainda recuperar um jogador considerado importante no clube. Porém, Amorim mais uma vez não conseguiu render o esperado e foi vaiado por parte da torcida ainda na etapa inicial. O jogo no Serra Dourada era truncado e com poucas chances claras até o fim do primeiro tempo.

Goiás e América-RN trocavam ataques e tentavam furar o bloqueio adversário. Os potiguares ainda contavam com os ‘espiões’ Alan Bahia e Netinho, que atuaram na equipe goiana até pouco tempo atrás. Quem tomou a primeira iniciativa foi o veterano Iarley, que chutou de fora da área aos 15 minutos, sem perigo para o rival. Logo depois, o lateral-direito Thiaguinho recebeu livre na grande área, demorou para finalizar, foi travado, e perdeu a melhor chance do Dragão.

Goiás x América-RN - Série B (Foto: Ricardo Rafael / O Popular)Goiás vence América-RN e volta ao G-4 da Série B (Foto: Ricardo Rafael / O Popular)

Ricardo Goulart ainda tentou mais uma vez para os donos da casa, enquanto o rival respondeu em cobrança de escanteio de Netinho. Harlei saiu mal do gol, em lance que gerou perigo ao Goiás. Porém, a partir daí, as ações ofensivas ficaram quase todas com os esmeraldinos antes do fim do primeiro tempo. Sem vencer desde a 16ª rodada, o clube precisava da vitória para voltar ao G-4.

Aos 34, após cruzamento da esquerda, Ricardo Goulart apareceu livre dentro da área e cabeceou no canto. Thiago Schmidt se esticou todo para praticar bela defesa. No último lance do primeiro tempo, o goleiro potiguar voltou a aparecer de forma brilhante, indo buscar no ângulo uma cobrança de falta de Iarley.

Iarley dá a vitória ao Goiás

No segundo tempo a pressão esmeraldina continuou e logo surtiu efeito. Acuado, o América-RN praticamente não ameaçou o goleiro Harlei nos últimos 45 minutos. A novidade na equipe esmeraldina era o atacante Walter, que substituiu o meia Caio e deixou a equipe ainda mais ofensiva. Aos oito, Walter aproveitou cruzamento de Vítor e finalizou de voleio, com muito perigo. O gol saiu no minuto seguinte. Após chute cruzado de Felipe Amorim, Iarley aproveitou de carrinho e mandou para o fundo das redes.

Comemorção Goias contra o América-RN (Foto: André Costa / Agência Estado)Esmeraldinos comemoram o gol de Iarley no Serra Dourada (Foto: André Costa / Agência Estado)

A dividida com o goleiro Thiago Schmidt teve duplo prejuízo para os potiguares. O jogador se contundiu no lance que originou o gol do Goiás e precisou ser substituído por Dida. Mesmo frio em campo, o camisa 12 foi obrigado a trabalhar logo em seus primeiros minutos na partida. O lateral-esquerdo Egídio, em uma de suas especialidades, cobrou falta venenosa na ponta direita e por pouco não ampliou o marcador. O mesmo Egídio cobrou escanteio na cabeça de Walter aos 21 minutos. O centroavante finalizou bem, mas Dida defendeu no canto esquerdo.

Com o passar do tempo, o Goiás tentou evitar que o cenário das partidas contra Guaratinguetá e ABC, ambas no Serra Dourada, se repetisse. Nos dois jogos o time goiano tinha vantagem mínima no segundo tempo e cedeu o empate. Mas não foi o que ocorreu nesta terça-feira. Em noite de pouca inspiração, o América-RN não conseguiu sequer criar chances para empatar.
 



CBF altera novamente o horário do jogo América-RN e Guaratinguetá

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou mais uma vez o horário da partida entre o América-RN e o Guaratinguetá, marcada para o dia 7 de setembro. O confronto agora será realizado às 19h30, mantendo o mesmo local, o Estádio Nazarenão, na cidade de Goianinha.

É a segunda alteração promovida pela entidade. Inicialmente, o jogo estava marcado para as 21h. Depois, por se tratar de um feriado nacional, foi antecipado para as 17h30. Agora, o duelo sofreu nova alteração para evitar conflito com o amistoso da Seleção Brasileira contra a África do Sul, que será realizado em São Paulo, no mesmo dia.



Netinho 'vira casaca' e agora é arma do América-RN contra o Goiás

O América-RN desafia o Goiás no Estádio Serra Dourada, nesta terça-feira, e terá como arma um jogador que vestiu a camisa alviverde no primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. O meia Netinho, que na primeira rodada fazia parte do elenco goiano, agora é do alvirrubro.

No primeiro encontro entre as duas equipes, na rodada de abertura da Série B, Netinho entrou no segundo tempo e não impediu a derrota do Goiás por 5 a 2 para o América, no Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN).

- A gente sabe que eles vão querer descontar esse resultado, mas nada melhor do que a gente iniciar o segundo turno com uma vitória fora de casa. Em um campo bom como o do Serra Dourada, a gente tem todas as condições de fazer um grande jogo – conta Netinho.

O camisa 10 do América lembra que a vitória diante do rival ABC deu nova energia ao grupo.

- Nada melhor que uma vitória no clássico para dar uma animada na equipe, já que a gente vinha de quatro rodadas sem resultado positivo. O grupo agora vai iniciar o segundo turno com o pensamento legal - finaliza.



Batendo à porta do G-4, Goiás e América-RN jogam no Serra Dourada

Aspirantes ao acesso à elite do futebol brasileiro, Goiás e América-RN se enfrentam nesta terça-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio Serra Dourada, no primeiro jogo de ambos no returno da Série B do Brasileirão 2012. Próximos ao G-4, os dois têm condições de terminar a rodada no grupo dos quatro melhores da competição. Quinto colocado com 33 pontos, o time esmeraldino tenta a vitória e torce também para um tropeço do São Caetano. Já os potiguares, que estão em sétimo, com 31 pontos, terão de conquistar os três pontos além de secar Azulão e Atlético-PR.

Tanto Goiás como América-RN tentam reviver seus melhores momentos dentro da própria Série B. A equipe goiana, que não começou bem o torneio, se recuperou ao longo da competição, chegou a alcançar o terceiro lugar após 11 partidas de invencibilidade, mas perdeu o fôlego. Com duas derrotas e um empate nos últimos jogos, o clube caiu duas posições. O último revés foi sábado, contra o Joinville.

O América-RN, por sua vez, mostrou sinais de força com o empate diante do América-MG, fora de casa, e com a vitória no clássico contra o ABC. Roberto Fernandes e seus comandados esperam retomar o alto aproveitamento que conseguiram no início da Série B, quando figuraram no G-4 em 13 das 14 rodadas iniciais.

A arbitragem em Goiânia será de José Caldas de Souza (TO). Ele será auxiliado por Francisco Casimiro de Sousa (TO) e Gilvan Cavalcante dos Santos (TO). Os ingressos para o jogo custam R$ 10 nas arquibancadas e R$ 40 nas cadeiras. Torcedores com a camisa do Goiás pagam meia-entrada.O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real a partir das 21h20m.

Vida nova

É no Serra Dourada, onde conquistou seis vitórias e três empates no Brasileirão, que o Goiás espera enfim começar uma arrancada para se ficar entre os melhores da Série B. Iniciar o turno de forma diferente da que começou a disputa do torneio parece ser obrigação para quem espera voltar à primeira divisão. Dividido entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil no primeiro semestre, o Goiás foi atropelado pelo próprio América-RN na primeira rodada, por 5 a 2, e demorou a engrenar. O lateral-direito Vítor revela que foi difícil esquecer o revés.

Goiás se reapresenta (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.)Goiás espera iniciar turno com o pé direito (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.)

- Foi difícil ‘engolir’ aquele resultado. Ninguém gosta de estrear em uma competição levando cinco gols. Dói bastante, mas o futebol é bom porque nos dá a chance de jogar contra o mesmo adversário pouco tempo depois. Não pensamos em ganhar por cinco ou seis gols de diferença, mas podemos conquistar a vitória para resgatar nossa confiança.

Após a derrota para o Joinville, no último sábado, Enderson Moreira teve pouco tempo para trabalhar o time. O meia Caio, que não foi bem em sua estreia pelo Goiás, seguirá entre os titulares. Na zaga, sem Valmir Lucas, que se recupera de lesão muscular, Lacerda permanece ao lado de Ernando. A dúvida fica por conta da presença de Harlei, que foi poupado no último treinamento. A provável escalação esmeraldina tem Harlei (Edson); Vítor, Ernando, Lacerda e Egído; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Ricardo Goulart; Walter e Iarley.

Passo a passo

No América-RN, após a quinta vitória seguida contra o arquirrival ABC, o time conseguiu alcançar o primeiro objetivo estabelecido pelo técnico Roberto Fernandes: fazer pelo menos 30 pontos na primeira metade da competição. A próxima meta agora é voltar ao G-4 até a décima rodada do returno. Por isso, os confrontos diretos com quem está na ponta, como o o Goiás, são encarados como de vida ou morte.

Roberto Fernandes treinador América-RN 2 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Técnico Roberto Fernandes quer ver time no G-4 até a décima rodada do segundo turno
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

Na estreia das equipes na Série B, quando o Alvirrubro goleou o Goiás por 5 a 2 em Goianinha-RN, o meia Netinho, que hoje é peça-chave no esquema de Roberto Fernandes, estava do outro lado e conta o que espera do jogo da volta.

- O Goiás mudou muito de lá para cá. O time está bem melhor. Por isso não vai ser fácil como foi da outra vez – garante.

O América-RN tem os desfalques do atacante Lúcio, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e também do lateral-direito Norberto, vetado pelo departamento médico. Wanderson retorna de suspensão. A provável escalação do time potiguar tem Thiago Schmidt; Fabinho, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Alan Bahia, Ricardo Baiano, Márcio Passos e Netinho; Pingo e Isac.

goiás x américa-rn
Harlei (Edson); Vítor, Ernando, Lacerda e Egído; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e Ricardo Goulart; Walter e Iarley. Thiago Schmidt; Fabinho, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Alan Bahia, Ricardo Baiano, Márcio Passos e Netinho; Pingo e Isac.
Técnico: Enderson Moreira Técnico: Roberto Fernandes
Árbitro: José Caldas de Souza (TO)
Assistentes: Francisco Casimiro de Sousa (TO) e Gilvan Cavalcante dos Santos (TO)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Competição: Série B do Campeonato Brasileiro. Horário: 21h50m. Ingressos: R$ 10 (arquibancadas) e R$ 40 (cadeiras). * Torcedores com camisa do Goiás pagam meia.


 



Baixo rendimento dos atacantes do Goiás preocupa Enderson Moreira

Enderson Moreira não faz uma avaliação ruim do primeiro turno do Goiás na Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador lembra que a margem de pontuação na parte de cima da tabela, por exemplo, está maior em relação a todas as edições da Segundona disputada no sistema de pontos corridos. No ano passado, o Americana - atualmente Guaratinguetá - fechou o turno em quarto lugar com 30 pontos, três a menos do que o time esmeraldino conquistou até agora.

Mas embora não acredite que os primeiros colocados vão repetir o alto aproveitamento, Enderson sabe que é preciso melhorar para não correr o risco de ficar mais um ano sem a vaga na elite do futebol brasileiro. Um dos aspectos que preocupa o treinador esmeraldino é a ineficiência dos atacantes. Dos 31 gols marcados pelo clube na Série B, apenas sete foram feitos pelos homens de frente. Para piorar, nos últimos três jogos o time não balançou as redes nenhuma vez, não conseguiu vencer e saiu do G-4.

Enderson Moreira, técnico do Goiás (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.)Enderson se mostra preocupado com desempenho dos atacantes (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.)

- A questão de não fazer gols preocupa porque nosso time tem um dos melhores ataques do torneio e sempre cria muito. Contra o Joinville talvez a gente tenha criado pouco, mas acho até que poderíamos ter saído com um empate. A gente não está satisfeito com o que tem sido feito em termos de produtividade dos homens de frente. Mesmo enfrentando adversários difíceis, nossos atacantes poderiam ter um aproveitamento melhor. O que nos resta é trabalhar forte e ficar atento ao mercado também.

Os artilheiros do Verdão na Série B são os meias Ricardo Goulart e Ramon, com seis gols cada. Walter já balançou as redes três vezes, mas todas em um mesmo jogo, contra o Ipatinga, na 15ª rodada. Iarley tem dois gols, enquanto Júnior Viçosa e Felipe Amorim balançaram as redes uma vez cada. Nesta terça o time volta a campo e recebe o América-RN. O meia Caio, que estreou na última rodada e não foi bem, será mantido.

- O Caio sabe que não fez um grande jogo, ninguém precisa falar isso para ele, mas a gente não pode tomar qualquer tipo de decisão após o jogador ter feito somente uma partida. Temos que dar tranquilidade, tenho muita confiança neste atleta.

Nada de ‘revanche’

O América-RN não traz boas lembranças ao Goiás. Na estreia da Série B, o time goiano foi goleado pelo adversário por 5 a 2. O clube ainda estava dividido entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Na semana que antecedeu a partida contra o time potiguar, o Goiás enfrentou o São Paulo pela Copa do Brasil e foi direto para Goianinha-RN, onde perdeu para o América-RN. Enderson Moreira relembra as dificultadas que a equipe enfrentou para a estreia na Série B, mas rechaça o ‘espírito de revanche’.

- A gente está focado somente em conquistar os três pontos. Tínhamos acabado de enfrentar o São Paulo e liberamos alguns jogadores que não estavam bem fisicamente. Lamentamos porque não estávamos com o que tínhamos de melhor, mas não tem esse espírito de revanchismo. Queremos apenas vencer o jogo.

O Goiás não terá novamente o zagueiro Valmir Lucas. Recuperado de lesão muscular, ele ainda aprimora a condição física. Lacerda deve ser mantido ao lado de Ernando. No gol, Harlei foi poupado do último treinamento, mas deve ir para o jogo. A provável escalação do time tem Harlei (Edson); Vítor, Ernando, Lacerda e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon, Caio e Ricardo Goulart; Iarley. Goiás e América-RN se enfrentam nesta terça, às 21h50m. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 21h20m.
 



domingo, 26 de agosto de 2012

Veja os resultados deste sábado pelas séries A, B e C e cinco estaduais

25/08/2012 23h10 - Atualizado em 25/08/2012 23h11

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Treinador do América-RN afirma que rival valorizou a vitória no clássico

No vestiário do Estádio Nazarenão, após a vitória por 1 a 0 do América-RN sobre o ABC pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Roberto Fernandes comemorou o bom resultado e a manutenção da invencibilidade sobre o rival.

Fernandes, inclusive, afirmou que a postura do ABC durante toda a partida serviu para valorizar a vitória americana, a quinta do clube e dele no comando da equipe alvirrubra sobre o rival na temporada 2012.

- O adversário valorizou o resultado, mas acabamos nos postando bem e vencemos a partida. Vencemos um jogo difícil e importante para nossa sequência na competição - analisou o treinador.

Em relação a substituição do atacante Lúcio por Max, o treinador americano explicou que tomou a decisão para evitar que o jogador recebesse o segundo amarelo e fosse expulso da partida. Roberto Fernandes fez questão ainda de destacar o fato de o atacante Lúcio não ter perdido um clássico em campo.

- Um veículo de comunicação dizia que o Renatinho Potiguar nunca tinha perdido um jogo para o América. O Lúcio também não. Ele se entrega pra caramba e foi importante a mudança, porque num clássico, é importante terminar com 11 em campo - afirmou.

O América, agora sétimo colocado com 31 pontos, volta a campo na próxima terça-feira, no Serra Dourada, onde enfrenta o Goiás, pela primeira rodada do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro.



Técnico do ABC minimiza derrota no clássico e se diz tranquilo no cargo

Treinador Ademir Fonseca está preocupado com o excesso de erros do ABC (Foto: Divulgação/Assessoria do ABC FC)Técnico Ademir Fonseca está ameaçado no cargo
(Foto: Divulgação/Assessoria do ABC FC)

A quarta derrota consecutiva do ABC na Série B do Campeonato Brasileiro não pareceu ser um grande problema para o técnico Ademir Fonseca. O treinador minimizou a derrota para o rival e afirmou estar tranquilo no cargo.

Além da derrota para o América, o ABC coleciona ainda insucessos seguidos nas últimas quatro rodadas diante do Boa Esporte, América-MG e Avaí.

- Tenho minha consciência tranquila, faço meu trabalho com tranquilidade e clareza. O adversário fez o gol e soube se fechar. Mesmo com um volume maior, chutamos pouco a gol - afirmou o treinador abecedista.

Questionado sobre a possibilidade de perder o cargo após a derrota para o rival no Clássico Rei, a quinta seguida do ABC na temporada 2012, Fonseca desviou da pergunta e lançou a indagação para a diretoria do clube.

- Essa pergunta tem que ser feita para mim, tem que ser feita à direção. Tenho preocupação com isso não, minha preocupção é acertar o time para ganhar - ponderou.

O ABC volta a campo na próxima terça-feira, no Estádio Frasqueirão, onde tenta não apenas voltar a vencer, mas também garantir a manutenção do técnico Ademir Fonseca que fica com o cargo ameaçado para a sequência da Segundona.



'É preciso erguer a cabeça e trabalhar ainda mais', diz zagueiro do ABC

O ABC encerrou sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro Série B com uma derrota por 1 a 0 para o arquirrival América-RN, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), a 54 quilômetros da capital potiguar. Isac marcou de cabeça o único gol do Clássico Rei, aos 39 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Netinho pela esquerda.

Ao final da partida, o zagueiro abecedista Vinícius comentou a derrota do alvinegro de Natal.

- Viemos para o jogo querendo a vitória, mas infelizmente não conseguimos. Agora é preciso erguer a cabeça e trabalhar para ganhar do Ipatinga na terça-feira, em Natal.

Com o resultado, o ABC perdeu uma posição na tabela de classificação, e agora ocupa o 16º lugar, com 20 pontos. Já o América-RN subiu para 7º, e tem 31 pontos.



Após vitória, zagueiro do América-RN responde: 'peixe morre pela boca'

Ainda em campo, após a vitória do América-RN pelo placar de 1 a 0 sobre o ABC, no Estádio Nazarenão, o zagueiro Edson Rocha aproveitou para responder a provocação do meia Raul que durante a semana, afirmou que o alvirrubro não era mais o mesmo do início da Série B.

Destaque defensivo do time do técnico Roberto Fernandes, o zagueiro americano reclamou das declarações vindas do campo adversário sem mencionar o nome do camisa 10. O abecedista Raul, inclusive, acabou de fora da partida após ser vetado pelo departamento médico do ABC.

- Peixe morre pela boca, falaram muito aí, mas provamos que nossa equipe é qualificada e forte para brigar pelas primeiras posições - atacou o zagueiro americano. O Dragão conquistou diante do Mais Querido, a quinta vitória consecutiva em oito jogos realizados nesta temporada.

Sétimo colocado com 31 pontos, o América volta a campo na próxima terça-feira, na largada do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Goiás, no Serra Dourada. A partida começa às 21h50.
 



sábado, 25 de agosto de 2012

Atlético-PR bate o Paraná e mantém boa fase na Série B

LANCEPRESS!
25/08/2012 - 17:52
Curitiba (PR)

O Atlético-PR não tomou conhecimento do Paraná e venceu o rival por 2 a 1, neste sábado, na lotada Vila Capanema, pela última rodada do primeiro turno da Série B. Os gols do Furacão foram marcados por João Paulo e Pedro Botelho. Paulo Henrique descontou para os donos da casa.

Com o resultado, o Atlético chegou aos 32 pontos e está na sexta posição, a apenas dois pontos do G4. Nesta terça, volta a campo contra o Joinville, em Paranaguá. Já os paranistas seguem em 11º, com apenas 26 pontos, e enfrentam o Guarani na próxima terça, fora de casa.

Mesmo com o Paraná iniciando melhor a partida, e chegando até a criar uma boa chance com Fernandinho, foi o Furacão que saiu na frente do placar. O volante João Paulo cobrou falta na entrada da área, contou com a ajuda do goleiro Luís Carlos e abriu o placar na Vila Capanema.

O gol do rival deixou os donos da casa visivelmente abalados. E logo depois, após um contra-ataque rápido, Elias deu um belo passe para Pedro Botelho ampliar. Com a vantagem, a equipe deu uma relaxada e já nos acréscimos da etapa inicial o lateral Paulo Henrique diminuiu o placar.

Ao contrário da primeira parte, o segundo tempo não teve gols, nem emoção. O Furacão voltou recuado, com o objetivo de segurar o resultado. E apesar do Paraná partir para o ataque para buscar o empate, acabou não conseguindo. Assim, Ricardinho estreou em clássicos com derrota.

JOINVILLE 1 X 0 GOIÁS

O Joinville assumiu a terceira posição na Série B ao derrotar o Goiás, por 1 a 0, nesta tarde, em uma Arena Joinville lotada. William, aos 25 minutos de jogo, marcou o tento que levou o Tricolor catarinense aos 36 pontos na tabela. O Esmeraldino segue em quinto com 33.

Na próxima terça-feira, o Joinville visita o Atlético-PR, no Gigante do Itiberê, às 19h30. Já o Goiás recebe o América-RN, no Serra Dourada, às 21h50 do mesmo dia.

SÃO CAETANO 1 X 2 GUARANI

De virada, o Guarani superou o São Caetano, por 2 a 1, nesta tarde, em pleno Anacleto Campanella e se afastou da zona de rebaixamento da Segundona. Éder, aos 17 minutos, abriu o placar para o Azulão e Fumagalli, aos 18 da etapa final, deixou tudo igual. Eis que, aos 39 minutos do segundo tempo, o zagueiro Rodrigo Arroz garantiu a virada do Guarani.

Com o resultado, o São Caetano caiu para a quarta posição e segue com 34 pontos. Já o Guarani assumiu o 12º lugar com 24. O Azulão volta a atuar pela Série B na próxima terça, quando visitará o ASA, às 21h50, no Coaracy da Mata Fonseca. Já o Bugre, no mesmo dia, recebe o Paraná, no Brinco de Ouro da Princesa, às 19h30.

AMÉRICA-RN 1 X 0 ABC

No clássico potiguar da Série B, quem celebrou foi o América-RN, que derrotou o ABC, por 1 a 0, nesta tarde, no Nazarenão. Isac, aos 40 minutos, garantiu o triunfo do Dragão que foi aos 31 pontos e assumiu a sétima posição - o São Caetano, com 34, fecha o G4. O ABC perdeu uma posição e agora ocupa a 16ª posição com 20.

Na próxima terça-feira, o América visita o Goiás, no Serra Dourada, às 21h50. Já o ABC recebe o Ipatinga, no mesmo dia e horário, mas no Frasqueirão.

CRB 0 X 1 ASA

Com gol de Lúcio Maranhão, o vice-artilheiro do Brasil na temporada com 34 tentos, aos 36 minutos do primeiro tempo, o ASA derrotou o CRB no clássico alagoano da Série B, por 1 a 0, em pleno Rei Pelé. Com o triunfo, o Alvinegro foi aos 21 pontos e se afastou da zona do rebaixamento ao assumir a 13ª posição. O CRB segue com 21 e agora em 14º.

O CRB volta a atuar pela Segundona na próxima terça, quando visitará o Bragantino, às 19h30, no Nabi Abi Chedid. Já o ASA, no mesmo dia, recebe o São Caetano, às 21h50, no Coaracy da Mata Fonseca.

19ª RODADA

Terça-feira (21/8)
Criciúma 2x0 Avaí
Barueri 2x3 Guaratinguetá
Ipatinga 1x0 América-MG

Sexta-feira (24/8)
Ceará 1x3 Vitória

Sábado (25/8)
Paraná 1x2 Atlético-PR - 16h
Joinville 1x0 Goiás - 16h
São Caetano 1x2 Guarani - 16h
América-RN 1 x 0 ABC - 16h20
CRB 0 x 1 ASA - 16h20
Boa Esporte x Bragantino - 21h

*Atualizada às 18h14



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

América-RN disponibiliza carga de ingressos para a torcida do ABC

Em reunião durante a tarde desta quinta-feira, a diretoria do América-RN optou por reservar à torcida do  ABC 10% da carga total de ingressos para o Clássico Rei do próximo sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha, a 54 quilômetros de Natal. Ao todo, serão disponibilizadas 6.000 entradas para o jogo, sendo 5.400 destinadas aos americanos e 600 aos abecedistas.

O presidente Alex Padang, do América-RN, comentou a decisão da cúpula alvirrubra.

- O América é um time grande, e esse foi mais um gesto de grandeza.

Pelo menos 72 horas antes de cada partida, a equipe visitante deve solicitar ao adversário uma determinada carga de ingressos para os seus torcedores. O ABC deveria ter feito o pedido das entradas até a tarde de quarta-feira, mas não fez. Portanto, o América poderia usar todos os bilhetes da partida.

- O ABC perdeu o prazo para a solicitação dos ingressos, mas nós acreditamos que um clássico de verdade se faz com as duas torcidas. Não podemos penalizar os abecedistas e a instituição ABC pelos atos dos seus dirigentes.

Os ingressos para os torcedores do ABC estão sendo vendidos no Pittsburg da Avenida Prudente de Morais, ao preço de R$ 50 (inteira). Idosos e estudantes têm 50% de desconto. A torcida do América pode adquirir os ingressos na sede social do clube, na Avenida Rodrigues Alves.

Já no jogo deste sábado serão utilizadas as arquibancadas móveis instaladas recentemente no Nazarenão. Com o acréscimo de 800 assentos, a capacidade do estádio passou de 5.200 para 6.000 lugares.

América-RN x ABC faz parte da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, e marca o primeiro embate entre os clubes na competição nacional deste ano.



Roberto Fernandes faz treino coletivo com 13 jogadores no time titular

Roberto Fernandes treinador América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Roberto Fernandes inovou ao não fechar portões
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

No terceiro dia de treinamento preparatório para o clássico de sábado contra o ABC, o treinador do América-RN, Roberto Fernandes, inovou. Durante o segundo tempo do coletivo desta quinta-feira, ele formou o time titular com 13 jogadores.

A equipe foi formada por Thiago; Thiaguinho, Edson Rocha, Cléber e Gustavo; Ewerton, Ricardo Baiano, Márcio Passos, Alan Bahia e Netinho; Max, Lúcio e Pingo. As novidades foram o lateral Thiaguinho, o volante Ewerton e o atacante Max. Eles substituíram o meia Thiago Galhardo e o atacante Soares, que na primeira parte do treino formavam o grupo com 12 jogadores.

- Essa é uma forma de treinar posse de bola com o grupo - explicou Roberto Fernandes.

A quinta-feira seria dia de treino secreto no CT do América, mas a comissão técnica liberou a entrada de imprensa e torcedores minutos antes de começar as atividades. Do mesmo jeito devem proceder com a escalação da equipe que enfrenta o ABC neste sábado, em Goianinha. 

- O time titular, nem à minha sombra eu confesso. Isso aí nós vamos definir no momento da partida quando formos colocar a escalação - disse Roberto Fernandes à Rádio Globo Natal.

Ele também não confirmou se Gustavo e Michel irão substituir, respectivamente, nas laterais esquerda e direita, Wanderson - suspenso pelo terceiro cartão amarelo - e Norberto - lesionado na panturrilha.

Além do lateral-direito, o volante Fabinho segue sem treinar com bola. Ambos, que deveriam ter sido reintegrados ao grupo na quarta-feira, foram vetados pelo departamento médico por ainda estarem reclamando de dores.

Para a véspera do jogo está marcado um recreativo no CT e os jogadores relacionados já ficam concentrados para a partida válida pela última rodada do primeiro turno da Série B, que tem início às 16h20, no estádio Nazarenão, em Goianinha.



PM garante segurança para torcidas de América-RN e ABC, diz promotor

O Ministério Público do Rio Grande do Norte é favorável à presença das torcidas de América-RN e ABC no clássico do próximo sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), a 54 quilômetros de Natal. A informação é do promotor José Augusto Peres, da Promotoria de Justiça da Defesa do Consumidor.

- A decisão deve ser técnica. Conversei com o tenente-coronel Alarico Azevedo, e ele garantiu que a Polícia Militar do RN tem condições de garantir a segurança dos torcedores das duas equipes. Despachei agora há pouco, e o MP apenas seguiu o posicionamento da PM.

Ainda de acordo com José Augusto Peres, o fato de o Nazarenão ter todos os laudos aprovados pela Confederação Brasileira de Futebol facilita a liberação do estádio. O ABC, que pede torcida única no jogo de sábado, ainda pode encaminhar a sua reivindicação à CBF.

América-RN x ABC faz parte da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, e marca o primeiro embate entre os clubes na competição nacional deste ano. Atualmente em nono lugar na tabela de classificação, com 28 pontos, o América-RN tenta se reaproximar do G-4, grupo que ascenderá à Série A 2013. Já o ABC ocupa a 15ª posição no campeonato, com 20 pontos, e deseja se afastar de vez das quatro últimas colocações.



América-RN fará reunião por liberação de ingressos para o ABC

Apesar de ter expirado o prazo de 72 horas de antecedência para solicitação da carga de 10% dos ingressos pelo time visitante em jogos realizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ABC publicou uma nota em seu site oficial com o pedido para que os bilhetes sejam disponibilizados para venda pelo América-RN para o clássico do próximo sábado.

Com a perda do prazo estipulado para solicitação da carga, a diretoria do América fará uma reunião às 18h, na sede social, para decidir se vai liberar 10% dos bilhetes para a torcida abecedista e onde será realizada a venda.

- Como o prazo que o ABC tinha para solicitar a carga de ingressos venceu ontem (quarta-feira) à tarde, faremos uma reunião com a diretoria para decidir se iremos liberar ou não essa carga – avisa Alex Padang, presidente do América.

Em nota, o alvinegro pede que seja "divulgado pela direção do América Futebol Clube o local da venda em Natal-RN, da carga de ingressos para os torcedores do ABC FC". O clube solicita ainda que o rival "garanta a total segurança, acessibilidade, e condições de higiene aos torcedores, conforme exige o Código do Torcedor e normas da CBF".

Há ainda a possibilidade de a carga total de ingressos disponíveis para o clássico sofrer um aumento, já que técnicos responsáveis pela instalação das arquibancadas tubulares participarão da reunião para dar um parecer sobre a situação das obras no Estádio Nazarenão.

América e ABC se enfrentam no próximo sábado, às 16h20, pela última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.



América-RN volta atrás e libera treinamento para torcida e imprensa

Após informar na manhã de hoje que o treino desta quinta-feira seria fechado aos torcedores e profissionais de imprensa, a comissão técnica do América-RN voltou atrás e decidiu abrir as portas do Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim (RN). O trabalho terá início às 15h30, e visa o Clássico Rei do próximo sábado (25), contra o ABC, a partir das 16h20, no Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN). O jogo é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.



Série B: Vitória enfrenta Ceará para voltar à liderança

LANCEPRESS!
23/08/2012 - 15:43
Fortaleza (CE)

Nesta sexta-feira, o Vitória vai até Fortaleza enfrentar o Ceará, pela 19ª rodada da Série B do Brasileirão.

O Rubro Negro baiano tem 41 pontos e é o segundo colocado, enquanto o Ceará está na décima posição com 27 pontos. O Vitória precisa vencer para voltar a liderança da competição, tomada pelo Criciúma com a vitória sobre o Avaí na última terça-feira. Um dos destaques do Rubro Negro na competição, o meia Pedro Ken espera dificuldades no Presidente Vargas.

- Precisamos entrar 100% ligados na partida. Não podemos deixar de impor o nosso jogo, mesmo jogando na casa do adversário. O Ceará precisa da vitória para se aproximar do G4 e precisamos explorar os espaços que eles nos derem para construir um placar favorável - declarou o meia.

Pelo lado do Ceará, o goleiro Fernando Henrique disse que o alvinegro vem evoluindo e que sua equipe espera anular as investidas do Vitória na partida desta sexta-feira.

- Estamos trabalhando muito desde o começo, mas algumas coisas não vinham dando certo. Agora o time vai evoluindo a cada partida e os resultados positivos estão surgindo. Espero que a nossa defesa mantenha a pegada forte e não deixe o time do Vitória aproveitar as chances - afirmou o goleiro.

Rodada termina no sábado

Outros seis jogos completam a rodada no sábado. O Joinville, quarto colocado com 33 pontos, faz um confronto direto por uma vaga no G4 contra o Goiás, quinto com a mesma pontuação. O vencedor entra no G4 e pode assumir a terceira posição, desde que o São Caetano tropece diante do Guarani.

No Durival de Britto, Paraná e Atlético-PR fazem o clássico paranaense da competição. O Rubro Negro é o oitavo colocado com 29 pontos, enquanto o Tricolor tem 26 pontos e está na 11ª posição.

Confira os jogos da 19ª rodada da Série B:

Sexta-feira - 21h

Ceará x Vitória - Presidente Vargas

Sábado - 16h

Joinville x Goiás - Arena Joinville

São Caetano x Guarani - Anacleto Campanella

Paraná x Atlético-PR - Durival de Britto

Sábado - 16h20

América-RN x ABC - Nazarenão

CRB x ASA - Rei Pelé

Sábado - 21h

Boa x Bragantino - Melão



América imita o rival ABC e faz treino fechado nesta quinta-feira

O América adotou a mesma tática do rival ABC às vésperas do maior clássico do futebol potiguar. O técnico rubro, Roberto Fernandes, resolver fechar o treinamento desta quinta-feira (23) à torcida e à imprensa. O ABC também vetou a entrada de torcedores e repórteres nos treinos de segunda (20) e terça (21).

De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do América nesta quinta, torcida e imprensa terão acesso ao CT rubro às 17h30.

O clássico entre as duas equipes será disputado no sábado (25), às 16h20, no estádio Nazarenão, em Goiainha, cidade distante cerca de 60 quilômteros de Natal. A partida é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Norberto e Fabinho continuam no DM e são dúvidas no América-RN

Fabinho ainda é dúvida para o clássico (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Fabinho ainda é dúvida para o clássico de sábado
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

No começo da semana, a previsão da comissão técnica do América-RN era que, na tarde desta quarta-feira, o lateral-direito Norberto e o volante Fabinho já estivessem liberados pelo departamento médico. Os dois atletas eram esperados para realizar um trabalho em campo, mas não foi isso que aconteceu.

O volante Fabinho, que participou do treino físico de terça-feira, devia estar no coletivo realizado na tarde desta quarta, mas, após alguns testes feitos pelos médicos do clube, ele voltou a sentir a contusão no calcanhar esquerdo, quando tentava tentava dar passes e chutes. Por isso, a recomendação foi para que continuasse treinando sem bola.

Já o ala Norberto, que deveria iniciar o treino físico nesta quarta-feira, foi vetado pelo departamento médico. O médico do clube, Marcelo Rêgo, disse que o jogador voltou a sentir a lesão na panturrilha direita - sofrida no jogo contra o Atlético-PR. Já são quatro rodadas que o América-RN não dispõe do lateral.

Marcelo Rêgo, médico do América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Marcelo Rêgo, médico do América-RN
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

- O caso de Norberto requer um pouco de cuidado. Ele já ficou de fora do jogo contra o Cricúma. Como ainda sente dor, segue fazendo tratamento intensivo no departamento médico. Já o quadro clínico de Fabinho é mais tranquilo. Ele foi liberado para atividades físicas, mas voltou a sentir a lesão no calcanhar esquerdo e foi apenas poupado - explica Marcelo Rêgo.

A avaliação final para saber se a dupla vai jogar está marcada para a tarde desta quinta-feira. No entanto, o treinador Roberto Fernandes já estuda novos nomes e um novo esquema tático para o clássico contra o ABC no próximo sábado.

Departamento médico tem mais trabalho

Contundidos do América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)América-RN tem hoje cinco atletas no departamento médico (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

O goleiro Galatto segue sem jogar devido a uma lesão na coxa desde a 11ª rodada e não tem previsão de volta. O jovem Betinho sofreu um lesão no joelho, após jogada pela direita durante o coletivo de terça-feira. O meia Índio e o zagueiro Bruno Costa completam o DM, mas em situação menos complicada.



No América-RN, Roberto Fernandes testa novos nomes entre os titulares

A semana de preparação do América-RN para o Clássico Rei está bastante movimentada no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim-RN. A segunda atividade com bola desta semana, realizada nesta quarta-feira, começou com várias modificações.

Coletivo América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Roberto Fernandes reúne o grupo antes de começar o coletivo (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

A formação traçada pelo técnico Roberto Fernandes no treino de terça-feira sofreu alteração no coletivo, principalmente nas posições onde os jogadores titulares estão fora, devido a lesões, casos do lateral-direito Norberto e do volante Fabinho.

Ainda não sabemos o que o professor está planejando"

Pingo, atacante

Ainda com a formação 3-5-2, Roberto Fernandes apostou no polivalente Michel, caindo pela direita, no lugar do zagueiro Rodrigão. Mas na segunda etapa do treino o recém-contratado Thiaguinho - que já está regularizado junto à CBF - assumiu o colete e não tirou mais.

Na lateral-esquerda, o treinador escalou Gustavo como titular, que foi trocado no segundo tempo do coletivo, por Bruno. Ao final do trabalho, a troca foi desfeita.

O ataque também foi outro setor que sofreu alteração. Lúcio iniciou o treinamento, mas deu a vaga para Max, formando o ataque titular junto com Pingo, que permaneceu no time de cima durante todo o treino.

Até mesmo para os atletas que finalizaram o coletivo entre os titulares, a equipe que vai enfrentar o ABC no próximo sábado ainda é um mistério. Mas o discurso de boleiro é o mesmo: trabalhar duro para aproveitar a oportunidade.

Treino escanteio América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Defesa alvirrubra treinou cobranças de escanteio
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

- Ainda não sabemos o que o professor está planejando. Mas se eu sair de cara, vou estar ainda mais confiante. Espero não desperdiçar as chances - afirma o atacante Pingo, que foi mantido entre os titulares.

- O time é bastante agressivo e essa também é minha característica. Acredito que minha entrada vá contribuir com o grupo - disse Gustavo.

Na terceira etapa do treinamento, o elenco foi dividido em defesa e ataque. Lúcio, Pingo, Max, Isac e Soares treinaram finalizações de um lado do campo. Do outro, Roberto Fernandes treinou o posicionamento dos defensores em jogadas de escanteio.



Nazarenão é vetado para treinos antes do Clássico Rei de sábado

O Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 60 quilômetros de Natal, não poderá ser utilizada por América-RN e ABC para treinos antes do clássico do próximo sábado pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes enviaram solicitações formais à Prefeitura de Goianinha que não liberou a praça esportiva.

Arquibancadas móveis em fase de instalação no Estádio Nazarenão Goianinha-RN (Foto: Francisco Sobrinho/Divulgação)Pedido dos clubes para treinos foram vetados por obras no estádio (Foto: Francisco Sobrinho/Divulgação)

Segundo o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Goianinha, Washington de Lima, as obras de implantação das novas arquibancadas tubulares no local para adequação de capacidade exigida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a manutenção semanal do gramado foram determinantes na decisão de manter fechado o estádio para treinos.

O ABC planejava realizar na quinta-feira, um treinamento no palco do jogo do próximo sábado, já que a última vez que o clube atuou no estádio, foi em partida válida pela decisão do título do Campeonato Potiguar, contra o próprio América, ainda no mês de abril.

A programação do alvirrubro, que tem o José Nazareno como mando de campo desde a demolição do Estádio Machadão para obras de construção da Arena das Dunas para Copa do Mundo, previa treinamentos nesta quarta e quinta. Com a negativa, os trabalhos foram relocados para o Centro de Treinamentos do clube.

O Estádio Nazarenão receberá no próximo sábado, América e ABC, em confronto válido pela 19ª e última rodada do primeiro turno da Segundona.



ABC e América-RN disputam oitavo Clássico Rei da temporada 2012

Às vésperas de mais um Clássico Rei no futebol potiguar, ABC e América-RN já se preparam para o oitavo encontro entre eles na temporada 2012. Ao todo, foram quatro vitórias para o alvirrubro e três para a equipe abecedista. O jogo do próximo sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), é válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, e marca o primeiro embate entre os clubes na competição nacional.

No primeiro turno do Campeonato Potiguar, ABC e América-RN se enfrentaram três vezes, e em todas elas o alvinegro saiu vitorioso. Ganhou por 4 a 2 na quinta rodada, e por 1 a 0 nos dois jogos da final. Já no returno, a situação mudou completamente. Após a chegada de Roberto Fernandes ao comando técnico do América, o alvirrubro enfrentou e venceu o seu arquirrival em duas oportunidades, sendo 1 a 0 na quinta rodada e 2 a 1 na semifinal.

Na final do campeonato, mais duas vitórias do América. A primeira, em Goianinha, teve virada no placar e terminou 2 a 1. O jogo da volta, no Frasqueirão, foi ainda melhor para o torcedor americano. Com o triunfo por 2 a 0, o Mecão sagrou-se campeão estadual na casa do adversário, e encerrou um jejum de oito anos sem títulos.

Atualmente em nono lugar na tabela de classificação, com 28 pontos, o América-RN não busca apenas a sua quinta vitória consecutiva em clássicos, mas tenta se reaproximar do G-4, grupo que ascenderá à Série A 2013. Já o ABC ocupa a 15ª posição no campeonato, com 20 pontos, e deseja encerrar a sequência americana para se afastar de vez das quatro últimas colocações.

Confira o retrospecto do Clássico Rei em 2012:

Primeiro turno do Estadual
29/01 - ABC 4 x 2 América-RN
23/02 - América-RN 0 x 1 ABC
26/02 - ABC 1 x 0 América-RN

Segundo turno do Estadual
25/03 - América-RN 1 x 0 ABC
15/04 - ABC 1 x 2 América-RN

Final do Estadual
29/04 - América-RN 2 x 1 ABC
06/05 - ABC 0 x 2 América-RN



América-RN segue treinando forte, mas sem definição de equipe

Treino físico América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Treino físico abriu os trabalhos nesta segunda-feira
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

Se alguém achou a segunda-feira puxada no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim (RN), por causa da reapresentação seguida de treino com bola, é porque não acompanhou o trabalho realizado nesta terça no América-RN. Durante duas horas, os jogadores participaram de treinamento físico, técnico e tático.

Após meia hora de atividades físicas, o elenco foi separado em laterais e grupos de quatro jogadores, que se alternavam, para treinar jogadas pelas alas. Por inúmeras vezes, o treinador Roberto Fernandes interrompeu o trabalho para explicar como queria o posicionamento dos atacantes. 

A possível equipe que vai a campo enfrentar o ABC, no próximo sábado, surgiu na sequência, com o treino tático. Numa formação 3-5-2, Roberto Fernandes deu o colete para Thiago Schmidt; Edson Rocha, Cléber e Rodrigão; Gustavo, Alan Bahia, Márcio Passos, Ricardo Baiano e Netinho; Pingo e Lúcio. O treinador preferiu não confirmar os titulares.

- Não vou adiantar escalação. O time já está montado, mas só devo divulgar no final da semana. Preciso aguardar até quinta-feira para avaliar Norberto, Fabinho, Thiago Galhardo e Índio - diz Roberto Fernandes.

Todos os jogadores citados estão voltando de contusões. Para o comandante alvirrubro, a situação não preocupa, porque ele tem peças a altura para substituir e nenhum dos casos é grave.

Treino América 3 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)No treino tático, Roberto Fernandes esboçou o time titular (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

Com relação a treino secreto - situação que vem sendo adotada do outro lado, no CT do ABC -, Roberto não descarta a possibilidade para o fim da semana.

- A princípio não penso em sair da rotina, mas talvez quinta ou sexta-feira eu precise de privacidade. Num clássico, pequenos detalhes fazem a diferença - explica o treinador

Fabinho é reintegrado ao grupo

Fabinho volante do América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)O volante Fabinho ainda é dúvida para sábado
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

O volante Fabinho, lesionado desde a partida contra o Criciúma, quando levou um pisão no calcanhar esquerdo, se juntou ao grupo na tarde desta terça-feira. Ele participou apenas do treinamento físico e depois foi treinar separado com o recém-contratado Índio, que também vem de lesão.

- Estou me sentindo bem fisicamente. Espero poder ajudar no sábado - afirma o volante.

O jogador só será avaliado na quinta-feira, juntamente com o ala Norberto que se recupera de lesão na panturrilha e vai ser reintegrado ao grupo nesta quarta.



Roberto Fernandes: 'Invencibilidade contra ABC não significa favoritismo'

Desde que assumiu o comando do América-RN, o treinador Roberto Fernandes ainda não sabe o que é perder um clássico para o arquirrival ABC. No Campeonato Potiguar deste ano, foram quatro confrontos e quatro vitórias. Situação que ele não vê como favoritismo para o jogo deste sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN).

Roberto Fernandes treinador América-RN 2 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Roberto Fernandes ainda não perdeu para o ABC
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

- Não é normal vencer quatro clássicos seguidos. Muita coisa mudou do Estadual para cá. É uma nova situação. Mas, se eu ganhar de novo, vai ser bom - afirma.

De acordo com o treinador, o mais importante é terminar o primeiro turno ultrapassando a meta dos 30 pontos. Isso só será possível se vencer mais um clássico, já que o América-RN está com 28 pontos.

Roberto também falou em não vacilar para evitar que os líderes se distanciem, pois, segundo ele, assim é possível voltar a frequentar o G4 ainda na metade do returno.

- Quero estar de volta à elite (G4) até no máximo a décima rodada, devido aos confrontos diretos. Sobe para a Série A quem faz de 62 a 65 pontos e nós vamos trabalhar para isso - garante.

Com relação à queda de rendimento do alvirrubro nas últimas quatro rodadas - quando conquistou apenas dois pontos, com dois empates e perdeu as outras duas partidas -, o treinador explica que é difícil manter o bom desempenho durante dois campeonatos.

- O líder Criciúma está no topo há muito tempo, mas no Catarinense não ficou nem entre os quatro melhores. Mesma coisa com o América. Só que fomos campeões e agora oscilamos - encerra Roberto Fernandes.



Potiguar Leandro Saraiva apita clássico entre América-RN e ABC

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou nesta terça-feira a escala com a arbitragem para o Clássico Rei do próximo sábado (25), entre América-RN e ABC. Leandro Saraiva apita a partida, que está marcada para as 16h20, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN), e é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Luiz Carlos Câmara Bezerra e Ubiratan Bruno Viana serão os auxiliares. Caio Max Augusto Vieira é o quarto árbitro, e Reinaldo Gomes de Paula o assessor. Todos eles são do Rio Grande do Norte.



terça-feira, 21 de agosto de 2012

América-RN não vai aceitar jogo de 'torcida única', diz presidente

O clima para o clássico do próximo sábado entre América-RN e ABC começa a esquentar com declarações dos dois lados. Enquanto o presidente do alvinegro, Rubens Guilherme, deixou claro que pretende solicitar ao Ministério Público do RN jogo de torcida única, o mandatário americano, Alex Padang, adiantou não ter intenção de aceitar a proposta.

- Eu acho que não posso me meter na administração de Rubens, cada um sabe o que faz para o seu clube. Eu acredito que se a torcida do ABC quiser ir para o Nazarenão, vai ser bem recebida. Mas posso dizer que o América não vai abrir mão de ter sua torcida no jogo de volta - afirmou o dirigente rubro.

A preocupação do americano se deve à possibilidade de o ABC desejar a reciprocidade na partida de volta, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Estádio Frasqueirão.

- O América pode estar decidindo lá uma classificação para a Série A, ou não pior das hipóteses, que não acredito, que seja pela manutenção na Série B. Eu, como presidente, não tenho o direito de privar o torcedor do dessa partipação. Ele esteve lá na decisão do Estadual e foi decisivo - lembra Padang, numa clara referência à conquista do Campeonato Potiguar deste ano, Frasqueirão na vitória por 2 a 0 sobre o ABC.

América e ABC se reencontram pela Segundona depois de três anos sem embates pela competição nacional. O confronto, a ser realizado no Estádio Nazarenão, às 16h20, é válido pela 19ª rodada.



Sem Wanderson, América-RN pode ter mais dois desfalques para clássico

Após receber o terceiro cartão amarelo contra o América-MG, o lateral-esquerdo Wanderson é a primeira ausência confirmada para clássico contra o ABC, neste sábado, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN). As incertezas ficam por conta do ala Norberto e do volante Fabinho, que voltam a trabalhar com bola nesta semana, mas só são avaliados na quinta-feira.

O volante sofreu um pisão no jogo contra o Criciúma e, desde então, passa por tratamento do departamento médico. Nesta terça, ele treina separado do grupo. Já o ala, que não joga há duas partidas, sofreu uma lesão na panturrilha. Na próxima quarta-feira deve fazer trabalho com bola.

Maeterlick Rêgo médico do América-RN (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)O médico Maeterlinck Rêgo está otimista com recuperações (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

- Apesar dessas lesões a gente vem trabalhando forte para que eles estejam aptos o mais rápido possível. Não são lesões graves. Acredito numa recuperação rápida - afirmou o médico do clube, Maeterlinck Rêgo, que avalia ambos na quinta-feira.

Para a vaga de Wanderson, Gustavo, já liberado pelo DM, é o mais cotado. O substituto para Norberto deve ser Michel, assim como aconteceu na partida contra o América-MG. Para o lugar de Fabinho também pode permanecer Alan Bahia. A confirmação só sai após os treinos táticos comandados por Roberto Fernandes.



Presidente confirma permanência do América-RN no Estádio Nazarenão

A notícia que o torcedor do América esperava, enfim, chegou. O presidente alvirrubro, Alex Padang, confirmou com exclusividade ao GLOBOESPORTE.COM/RN que o Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 60 quilômetros de Natal, será mantido como palco dos jogos da equipe potiguar até o final desta Série B do Campeonato Brasileiro.

Arquibancadas móveis em fase de instalação no Estádio Nazarenão Goianinha-RN (Foto: Francisco Sobrinho/Divulgação)Arquibancadas em fase final de instalação no Estádio Nazarenão (Foto: Francisco Sobrinho/Divulgação)

Segundo informou Padang por telefone, uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira, com o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, selou a permanência do América na cidade da região Agreste potiguar para os nove jogos que terá pela frente no segundo turno da competição nacional.

- Não poderia estar mais do que satisfeito. É um peso que tiro de sete meses trabalhando nisso. Chegamos num momento em que, quando parecia impossível, conseguimos – desabafa ele, relembrando a possibilidade de o América atuar o segundo turno da Segundona fora do Rio Grande do Norte.

O presidente americano garantiu que 75% do total de 4,8 mil lugares que precisam ser disponibilizados para chegar aos 10 mil exigidos pelo regulamento da Série B estarão instalados até a quarta-feira. Uma nova reunião com a CBF está prevista para esta terça-feira, onde o cartola alvirrubro apresentará fotos do andamento das obras de ampliação da capacidade do Nazarenão. Atualmente, o estádio comporta 5,2 mil pessoas por partida.

- Trouxemos algumas fotos e viemos dar uma satisfação, mas também agradecer à CBF pelo prazo de 110 dias dados inicialmente para realizarmos a ampliação. Ficaríamos sem ter como jogar no Rio Grande do Norte porque o Estádio Machadão, onde jogávamos, foi derrubado para a realização de uma competição da Fifa e da CBF – explica o presidente.

Alex Padang presidente América-RN (Foto: Bruno Araújo/GLOBOESPORTE.COM)Alex Padang confirmou permanência do América-RN
(Foto: Bruno Araújo/GLOBOESPORTE.COM)

O dirigente do América agradeceu ao que ele chamou de “mutirão por uma causa nobre”, destacou ainda a intervenção de políticos potiguares no cenário para a prorrogação do prazo de ampliação do estádio e manifestou a preocupação para o próximo ano. Padang revela, inclusive, que o novo encontro com representantes da Confederação deverá ter como pauta o ano de 2013.

- Vamos conversar com a CBF para analisar as situações já para o próximo ano. Quais as exigências se for jogar Série A, se no caso da Série B, as normas atuais estão mantidas. Estou colhendo informações para anteciparmos a questão em relação ao ano que vem – relata o dirigente americano.