sexta-feira, 29 de junho de 2012

América-RN testa 100% em casa contra o 'mau visitante' Guarani

Quatro vitórias, dez gols a favor, apenas três contra, 100% de aproveitamento. Os números não enganam: quando joga diante de sua torcida, o América-RN é sempre favorito. E é esta boa fase em casa que o time potiguar testará nesta sexta-feira. Terceiro colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Mecão recebe o Guarani às 21h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, pela continuação da oitava rodada.

Roberto Fernandes e Vadão, técnicos de América-RN e Guarani (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Roberto Fernandes e Vadão, técnicos de América-RN e Guarani (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Uma vitória coloca a equipe alvirrubra na liderança ao lado do América-MG. Com cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota nos sete primeiros jogos, o América-RN soma 16 pontos, três a menos que o xará mineiro, que já entrou em campo nesta rodada - e venceu o Barueri por 1 a 0, na Arena Barueri. A última vitória potiguar no Nazarenão foi o ASA, que caiu por 2 a 0.

O favoritismo aumenta quando, do outro lado do campo, está uma equipe que não venceu nenhuma partida fora de casa nesta Série B. Na 17ª posição, com sete pontos, o Guarani jogou fora de Campinas quatro vezes: o máximo que conquistou foram dois empates, contra Paraná e Barueri, além de derrotas para Joinville e Vitória. Sem ganhar há três rodadas, o Bugre quer se livrar da zona de rebaixamento.

O árbitro da partida será o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva, auxiliado por Marcio Correia Dias e Lucio da Silva de Mattos. O duelo entre América-RN e Guarani será transmitido ao vivo pelo SporTV, menos para o Rio Grande do Norte, que acompanha o VT de Paraná x Joinville. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em tempo real.

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

América-RN: Roberto Fernandes ainda tem dúvidas para definir o time que enfrentará o Guarani. A principal questão é quem assumirá a camisa 10, já que Júnior Xuxa se transferiu para o exterior. O mais provável é que Thiago Galhardo fique com a vaga. O ataque também deve ter mudanças, com as escalações de Isac e Pingo - Lúcio Curió, destaque do time nesta Série B, não deve atuar. O provável Mecão é formado por: Dida; Walber, Edson Rocha, Cléber e Wanderson; Márcio Passos, Ricardo Baiano, Fabinho e Thiago Galhardo; Isac e Pingo.

Guarani: repleto de desfalques, o Bugre terá duas novidades para voltar a vencer. O meia Renato Ribeiro ganhou a posição de Rafinha e fará sua reestreia como titular. Já o atacante Schwenck fará sua primeira partida com a camisa alviverde, no lugar de Ronaldo. O restante do time será o mesmo que empatou com o ABC no último sábado. A formação tem: Emerson; Chiquinho, Rodrigo Arroz, André Leone e Bruno Recife; Jackson, Fábio Bahia, Renato Ribeiro e Danilo Sacramento; Kleiton Domingues e Schwenck.

header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

América-RN: o lateral Norberto e o atacante Lúcio, machucados.

Guarani: o lateral Oziel e o zagueiro Neto, poupados; o lateral Bruno Peres e os meias Bruno Neves e Fabrício, em fase final de recuperação; o volante Wellington Monteiro, o meia Fumagalli e o atacante Emílio, machucados; o atacante Bruno Mendes, convocado para a seleção brasileira sub-20.

header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)

América-RN: sem o parceiro Lúcio Curió, Isac será a referência do ataque do Mecão nesta sexta-feira. O jogador tem quatro gols na Série B, seis a menos que Zé Carlos, do Criciúma, artilheiro da competição.

Guarani: Schwenck estreia no clube com fome de gols. O experiente atacante assume a vaga de Ronaldo no ataque e quer se fixar como nova esperança de vitórias do Bugre no segundo semestre.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Roberto Fernandes, técnico do América-RN: "Nesse jogo, o que mais queremos é a vitória dentro de casa. Neste momento é verdade que o Guarani está na zona de rebaixamento, mas com certeza é uma equipe que ainda vai brigar na ponta da tabela. Trata-se de um time que conta com grandes jogadores e é muito bem treinado pelo Vadão, que levou o time ao vice-campeonato paulista".

Vadão, técnico do Guarani: "Sabemos que o América tem se aproveitado. Parece que o local existe vento e outras adversidades que eles estão acostumados. O campo é menor que o nosso, temos que nos deslocar 100km, temos as imagens do time. O que falta é se preocupar um pouco mais com a nossa equipe. Quando não está tão encaixado, não adianta só se preocupar com o time adversário".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Quem tem vantagem no confronto? Veja no Futpédia!

* O América-RN tem retrospecto bastante favorável em jogos pela Série B. Em quatro partidas, todas de 2006 para cá, foram três vitórias potiguares e uma paulista.

* A última vitória do Guarani jogando em Natal foi em 17 de fevereiro de 1982: 2 a 1, no Machadão.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

O último confronto é de boa recordação para o América-RN. Durante a campanha do acesso do Guarani à elite, o Mecão recebeu o Bugre no Machadão, no dia 29 de agosto de 2009, e venceu por 3 a 1, gols de Thoni, Adalberto e Guaru - o zagueiro Márcio Alemão descontou, em cobrança de pênalti. O América de Roberto Fonseca atuou com: Wéverton; Adalberto, Vanderlei e Leandro; Wilton Goiano, Jackson, Ricardo Oliveira, Guaru e Thoni; André Luís e Lúcio. Já o Bugre, dirigido por Vadão, jogou com: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Andrezinho; Gláuber, Luciano Santos, Caíque e Walter Minhoca; Fabinho e Ricardo Xavier.



Nenhum comentário:

Postar um comentário