sábado, 24 de novembro de 2012

ABC e América-RN se enfrentam em Clássico Rei 'sem muito valor'

O nono Clássico Rei do futebol potiguar somente em 2012. Há quem diga que será o ABC x América-RN menos disputado da temporada. Do outro lado da discussão, dizem que “clássico é clássico e ninguém gosta de perder”. A verdade é que as duas equipes devem ir a campo com força máxima e têm grandes chances de fazer um bom jogo neste sábado, às 16h20 (horário de Brasília) no Estádio Frasqueirão, em Natal.

Airton foi titular do ABC contra o América-RN e deve ser mantido na equipe (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)ABC e América-RN se enfrentam pela nona vez em 2012 (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)

De fato, o confronto não tem o mesmo ânimo dos demais, afinal, as sete partidas do campeonato estadual e o jogo do primeiro turno valiam muito para ambos. Nesta 38ª rodada da Série B, o Mais Querido - na 13ª posição, com 44 pontos - e o Mecão - em 8º, com 53 pontos - já estão garantidos na competição em 2013, não caem, nem sobem, apenas cumprem tabela. Apesar de tudo isso, 97 anos de rivalidade não podem ser menosprezados.

A partida terá arbitragem de Suélson Diógenes, auxiliado por Flávio Gomes Barroca e Ubiratan Bruno Viana. Todos potiguares. É possível assistir o jogo pelo pay-per-view do Premiere FC ou acompanhar pelo TEMPO REAL do GLOBOESPORTE.COM, com todos os lances e vídeos.

Alvinegro vingador

Bileu, volante do ABC 2 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Após suspensão, Bileu volta à equipe titular
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

A grande motivação para o ABC é quebrar a sequência do arquirrival, que venceu as últimas cinco partidas, e, assim, promover uma grande festa para o seu torcedor, que promete lotar sua casa e aproveitar os ingressos dispensados pela diretoria alvirrubra.

Durante a semana, o treino foi mais leve, em apenas um dos turnos. Com os retornos do volante Bileu, que cumpriu suspensão, e com a ausência apenas de Walter Minhoca, que não joga há um mês, o elenco que ajudou o clube a permanecer na Segundona espera dar mais uma alegria à Frasqueira. Os principais jogadores devem estar entre os titulares.

"Desdém" alvirrubro

Netinho quer América-RN brigando por melhores colocações (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)Lesionado, Netinho é a ausência do América-RN
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)

No América-RN, nem o presidente, nem o técnico estão empolgados para este clássico. Durante toda a semana, fizeram pouco caso do “jogo que não vale nada”, diferentemente dos jogadores. Nesta quinta-feira, no entanto, houve reunião a portas fechadas, com direito a vídeo motivacional.

O time base durante os treinamentos foi praticamente o mesmo que atuou nesta reta final de Série B. A única ausência é o meia Netinho. A criação das jogadas deve ficar a cargo da improvisação com o volante Fabinho - que sentiu dores no tornozelo, mas sem gravidade – e do meia Ewerton, até agora o único representante dos jogadores que atuaram pouco na temporada e seriam observados pela comissão técnica.

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

ABC: O treinador Givanildo Oliveira declarou durante a semana que, apesar das condições da partida, vai colocar em campo o que tem de melhor no seu elenco. O provável time será: Andrey; Ivan, Flávio Boaventura, Vinicius e Renatinho Potiguar; Bileu, Guto, Raul (Basílio) e Cascata; Éderson e Adriano Pardal.

América-RN: Roberto Fernandes disse que nas duas últimas rodadas usaria times mistos nas partidas, mas no último jogo e nos treinos da semana apenas um jogador não foi titular absoluto na temporada. Sendo assim, a provável escalação será: Dida; Norberto, Cleber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos, Ricardo Baiano, Fabinho e Ewerton; Lúcio e Isac.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Givanildo Oliveira, técnico do ABC: “Mesmo que o jogo não valha muito, a gente tem que lembrar que clássico é clássico. Mesmo que fosse um amistoso teríamos que dar o máximo. Como não é o caso, devemos ir com força máxima. A gente vai ter que entrar bem na partida, para sair com a vitória”.

Roberto Fernandes, técnico do América-RN: “Em nenhum jogo, nem mesmo no último, contra o América-MG, a gente desconfigurou totalmente a equipe. A filosofia dos últimos deve permanecer, até porque temos atletas que ainda não definiram a sua situação perante ao clube. A gente deve manter uma base de 60% do grupo, e 40% a gente continua utilizando aqueles atletas que pouco iniciaram como titulares na temporada, para a gente ver como se comportam”.

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)

A partida válida pela 19ª rodada desta Série B de Campeonato Brasileiro valia muito para as duas equipes. Os mandantes alvirrubros ainda sonhavam em encostar no G-4, enquanto os visitantes já queriam fugir da zona de rebaixamento. O América-RN levou a melhor com 1 a 0 no placar, gol do artilheiro Isac no Estádio Nazarenão, aos 40 minutos do primeiro tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário