quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Decisão sobre o estádio para o América-RN deve sair em 20 dias

Alex Padang, presidente do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Alex Padang, presidente do América-RN
(Foto: Jocaff Souza)

A discussão em torno do estádio onde o América-RN deverá jogar em 2013 teve mais um capítulo neste quarta-feira. O presidente americano, Alex Padang, declarou que o clube vai estrear no Campeonato Estadual deste ano no Estádio Nazarenão, na cidade de Goianinha, mas que o clube tem duas opções de estádios para o restante do ano: o Luiz Rios Bacurau, chamado de Ninho do Periquito, por estar sendo administrado pelo Alecrim-RN, em São Gonçalo do Amarante e o Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.

Em entrevista coletiva na sede social do clube nesta quarta-feira, Padang contou que uma comissão formada por ex-presidentes e conselheiros do clube irá definir o destino dos jogos.

- Primeiro, gostaria de esclarecer que nossa estreia no Estadual será no Nazarenão. A cidade é nossa parceira e como ainda não definimos a situação dos outros estádios, iremos para Goianinha. Com relação às propostas para este ano, uma comissão formada por membros ativos do clube, como os ex-presidentes Gustavo Carvalho, Hermano Morais e Eduardo Rocha e pelos conselheiros Paulinho Freire e José Medeiros, além do advogado Diogo Pignataro, ficará responsável por avaliá-las. No entanto, nenhuma delas ainda contempla os anseios do América - falou o presidente alvirrubro.

Na tarde desta terça-feira, Padang se reuniu com o presidente do Alecrim, o inglês Anthony Armstrong, que ficou de apresentar uma proposta oficial para que o América atue no Campeonato Brasileiro da Série B no Ninho do Periquito com a capacidade exigida pela Confederação Brasileira de Futebol. O empresário alviverde pediu um tempo para oficializar a proposta.

- A proposta do Ninho do Periquito ainda não é oficial, mas Anthony já me confirmou, verbalmente, que poderá realizar a ampliação das arquibancadas para 10 mil lugares, que é o exigido pela CBF. Estamos esperando para hoje à tarde a entrega dessa proposta, que será analisada pela comissão responsável - explica.

Carta de intenções de empresa para que América-RN jogue no Estádio Barretão (Foto: Reprodução)Carta de intenções de empresa para que América-RN jogue no Estádio Barretão (Foto: Reprodução)

Sobre outra proposta de parceria apresentada pelo empresário Marconi Barretto, que pretende ter o América jogando no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, pelos próximos anos, Padang rechaçou alguns pontos do contrato, destacando o fato de que os sócios do clube não deverão pagar para ter acesso aos jogos do time.

- Algumas coisas desse contrato que nos foi encaminhado estão equivocadas, como por exemplo o item "j", que diz que o sócio dragão pagará R$ 5,00 por cada jogo que quiser assistir - reclama o cartola alvirrubro.

No entanto, na carta de intenções apresentada em coletiva na tarde desta terça-feira por Marconi Barretto, esse item está descrito como "o sócio dragão terá acesso aos jogos do América sem nenhum custo".

O que há de concreto é que o América tem hoje, três empresas querendo levar a marca do clube"

Alex Padang, presidente do América-RN

O mandatário alvirrubro falou também sobre uma terceira proposta de parceria, com a empresa OAS, que realiza a construção da Arena das Dunas em Natal. Segundo Padang, a negociação já dura mais de catorze meses e deverá passar pelo crivo do Conselho Deliberativo alvirrubro, para ser efetivada a partir de 2014, quando a obra for concluída. Dentre as cláusulas, estão a de que 30% dos jogos do Estadual, 50% dos jogos da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil e 60% dos jogos do Campeonato Brasileiro sejam disputados na Arena das Dunas.

- A negociação começou em outubro de 2001, quando fui convidado pelo ex-presidente Hermano Morais para tentar um patrocínio para o clube junto a OAS. É uma negociação demorada, cansativa, com várias reuniões. Precisei viajar algumas vezes para São Paulo, porque a minuta do contrato com a OAS possui 47 cláusulas. A proposta que eles nos ofereceram é muito vantajosa para o clube e os custos para nós seriam mínimos. Os outros gastos, como energia e a manutenção do estádio serão bancados por eles. Hoje, nós bancamos todos os custos para a realização dos jogos e tivemos muito prejuízo com isso - relata Padang..

De acordo com Padang, a parceria com a empresa OAS renderia aos cofres alvirrubros um valor superior a um milhão e meio de reais. Mesmo assim, Padang é reticente em relação a decisão e revela que alguma confirmação só seria definida após aprovação do Conselho Deliberativo do clube.

- Num tipo de acordo como esse, quem decide é o Conselho Deliberativo, já que demanda de uma avaliação maior e envolve as finanças da instituição, diferentemente do acerto em Goiainha, por exemplo, que ali foi uma decisão minha e de alguns membros do conselho executivo - fala o presidente.

A decisão acerca da definição do futuro alvirrubro deverá sair em até vinte dias. Padang conta que se pudesse escolher, faria uma fusão dos estádios.

- Se dependesse de mim, eu gostaria de ter a disposição do clube uma estrutura como a de Ceará-Mirim numa localização como a de São Gonçalo do Amarante. Mas será uma decisão democrática, madura e decidida por quem o América. O que há de concreto é que o América tem hoje, três empresas querendo levar a marca do clube - comemora o presidente.

Arena América

Construção da Arena América recebe as primeiras colunas (Foto: Erick Dias/Cedida)Construção da Arena América recebe as primeiras colunas (Foto: Erick Dias/Cedida)

A respeito do andamento da Arena América, estádio que está sendo construído numa parte do centro de treinamento do clube, na cidade de Parnamirim. Alex Padang disse que a obra é o maior projeto do América em quase 100 anos de história do clube.

- Ontem (terça-feira), realizamos uma reunião com a presença de alguns conselheiros e eu quero deixar bem claro, que nada será feito contra a Arena América. Esse estádio será uma das obras mais importante da história do clube. No meu entendimento, nós poderemos dividir os jogos do clube, a partir do próximo ano, com os outros estádios que estão querendo firmar a parceria conosco - conta Padang.

O presidente alvirrubro explicou ainda que uma comissão técnica está responsável por todas as informações referentes a Arena América e que, segundo ele, estão tomando as decisões corretas.

- Existe uma comissão presidida pelo presidente do Conselho Deliberativo do América, José Rocha. O que eu sei é que a obra inicial foi invisível aos nossos olhos, já que foi feito o serviço de terraplanagem e a colocação das bases. Agora é que as primeiras colunas da estrutura maior estão sendo colocadas. As últimas informações que me foram repassadas é de que a obra está atrasada em torno de 15% - finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário