sábado, 1 de dezembro de 2012

Comidas de estádio: conheça as maiores delícias das arquibancadas

Quem frequenta campos de futebol pelo Brasil sabe: cada estado apresenta para o torcedor uma especialidade culinária na porta dos estádios. O Globo Esporte foi atrás das principais delícias degustadas em jogos e encontrou o quarteto do sabor: xis coração, espetinho, sanduíche de pernil e feijão tropeiro. Conheça cada um deles e saiba onde saborear estas maravilhas.

Xis coração - Porto Alegre

Porto Alegre é o ponto inicial desta viagem futebolística-gastronômica. A cidade que abriga Grêmio e Internacional é a capital de um estado que produz "belas paisagens". E o estado que já foi a República Rio-Grandense tem um mapa que mais parece uma cuia de chimarrão... Ou seria um coração? Falando nele, o xis coração é um clássico por aqui. Aliás, o Xis, escrito assim mesmo com "x", só existe aqui. Xis é o nome de uma espécie de lanchonete, ou lancheria - como se fala do Rio Grande. Tecnicamente a iguaria é uma variação do sanduíche, mas não é um sanduíche qualquer. Até se parece com um hamburguer daqueles caprichados, mas é bem maior.

E tem vários recheios, como os de galinha e calabresa. Mas nenhum deles é tão estiloso, tão exclusivo, tão saboroso quanto o xis coração. Recheado com corações de galinha, salada, maionese, milho, queijo e até um ovo frito. E, claro, prensado, pois se não for prensado, não é um xis.

Espetinho - Recife

Recife é uma cidade de praia. E se tem muita água, tem peixe. Mas desta vez os frutos do mar não serão o foco. Na Ilha do Retiro, a fome informa: sai anzol e entra Espetinho. Mas o que diferencia o espetinho do Recife do resto do Brasil? É simples. Este espetinho é oficial. Nada da clandestinidade das ruas próximas ao estádio. Embaixo das arquibancadas existe um shopping desta delícia. Tem de frango, frango com bacon, salsichão, queijo coalho, carne... E carne de primeira. Sem a brincadeira do "churrasquinho de gato". Na Ilha, o espetinho não faz "miau".

Tropeiro - Belo Horizonte

O importante em Minas Gerais é a "fartura". Até no futebol. E nos estádios mineiros a atração é o tradicional tropeiro. No estádio Independência, em Belo Horizonte, a iguaria encontrou adeptos. Era famosa no Mineirão, mas com a reforma, migrou para o outro palco. Na rua onde está a entrada principal do estádio só dá "prato cheio". O tradicional tem farinha de mandioca, torresmo, couve, feijãozinho, acompanhado da linguiça, e um ovinho frito na hora, conhecido como "zoiudo". O prato já vem feito - de preferência - transbordando, quanto mais, melhor. Os talheres são de plástico e a comida vem nesta embalagem, uma espécie de "quentinha". É para comer sem medo. 

Sanduíche de pernil

São Paulo é a maior cidade do Brasil. Nela é possível encontrar a maior quantidade e variedade de restaurantes. Em nenhum outro lugar se come tão bem, mesmo em uma porta de estádio. Por isso o astro paulista é o sanduíche de pernil. E o preparo desta iguaria é especial: a carne é furada em pontos estratégicos, temperada e embalada. Fica descansando por uns 30 minutos para pegar o tempero. Depois, vai para a panela de pressão. Este é o segredo para um pernil tão macio.

Apesar de tão bom, o sanduíche de pernil está proibido nos estádios da capital paulista. Vive agora na clandestinidade. Enquanto o jogo ainda rola no estádio, os vendedores procuram um cantinho para trabalhar, longe dos portões. O jogo termina, e a multidão avança pelas ruas do Pacaembu em busca do lanche. O novo prefeito eleito em São Paulo, Fernando Haddad, prometeu durante a campanha rever a proibição do pernil na porta dos estádios. A clandestinidade pode estar com os dias contados.

Veja a receita do sanduíche de pernil:

Ingredientes
1 peça de pernil
Dentes de alho a gosto
Sal
Pimenta do reino
Cebola a gosto
Manteiga

Preparo
- Dispor o pernil sobre uma tábua
- Misturar sal e pimenta do reino em uma cumbuca
- Cortar o alho ao meio e passar na mistura sal – pimenta do reino
- Furar o pernil em diversos pontos e colocar os dentes de alho
- Levar o pernil para uma frigideira e fritar por alguns minutos, até selar os cortes feitos na carne antes da incisão dos dentes de alho
- Untar forma que vai ao forno com óleo
- Levar pernil da frigideira para forma
- Cortar as cebolas e dispor ao redor do pernil
- Levar ao forno por quatro horas
- Retirar pernil do forno e servir a gosto 

chamada montagem comidas estádios reprodução (Foto: Reprodução)E aí, qual a comida de estádio campeã?



Nenhum comentário:

Postar um comentário