sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Castelão espera laudos para disputa de rodada dupla da Copa do Nordeste

A Arena Castelão parece prontinha, à espera tão somente de seu primeiro jogo. No entanto, o palco ainda não possui todos os laudos técnicos para que começasse a funcionar já a partir deste fim de semana, por exemplo. Laudos de Segurança, de Prevenção e Combate de Incêndio, e o de Condições Sanitárias e de Higiene ainda não estão prontos.

Segundo a assessoria de imprensa do Consórcio Arena Castelão, responsável pela administração do novo estádio, os laudos já foram solicitados aos órgãos competentes e a expectativa é de que fiquem prontos até a próxima semana. Até o momento, apenas o Laudo de Vistoria de Engenharia está finalizado.

Os Laudos técnicos devem ser encaminhados para a Federação Cearense de Futebol (FCF), que deve repassá-los à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela organização da Copa do Nordeste, competição que deve marcar a inauguração da Arena Castelão.

Ceará e Fortaleza devem fazer os primeiros jogos da Arena Castelão em uma rodada dupla da Copa do Nordeste no dia 27 de janeiro. Às 17h (de Brasília), o Fortaleza enfrenta o Sport. Às 19h30 (de Brasília), o Ceará recebe o Bahia.

obras estádio Castelão Copa 2014 Fifa (Foto: Divulgação / FIFA.com)Arena Castelão ainda depende de laudos para receber primeiros jogos oficiais (Foto: Divulgação / FIFA.com)

Ministério Público do Ceará mostra preocupação

Na próxima terça-feira (15), autoridades, clubes, FCF e órgãos de segurança se reunirão para discutir o plano de ação para a rodada dupla. Segundo o procurador de justiça e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público do Ceará (MP-CE), as ações envolvendo uma organização desta rodada estariam demorando a acontecer.

- A gente tem dois jogos importantes num mesmo dia e ainda não temos informações de segurança, de ingressos. Não há um plano de ação definido - ressaltou o coordenador do Nudetor.

O procurador informou ao GLOBOESPORTE.COM/CE que já teria enviado um ofício à Federação Cearense de Futebol (FCF) para que tomasse providências em relação ao plano de ação. A FCF disse ter recebido o ofício, mas que, neste caso de uma competição organizada pela CBF, funciona apenas como mediadora.

Secopa segura quanto aos laudos

Para o secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, os laudos não serão problemas para que as duas partidas sejam realizadas no próximo dia 27.

- Nós temos um estádio padrão Fifa, então todos os laudos serão aprovados sem maiores problemas. Estamos tranquilos em relação a isso - afirmou Ferruccio Feitosa.

A rodada dupla com Ceará e Fortaleza foi, segundo o secretário, pedido do governador do estado Cid Gomes para marcar o primeiro dia oficialmente de bola rolando na Arena Castelão.

Dilma trofeu castelão (Foto: Diego Morais/Globoesporte.com)Dilma inaugurou o Castelão em dezembro do ano
passado (Foto: Diego Morais/Globoesporte.com)

- São jogos que foram pedidos pelo governador para que ocorressem nessa data e juntos. Então nós vamos oferecer também todas as condições de conforto e segurança para os torcedores dos clubes - disse o secretário.

Os laudos técnicos são exigidos pela portaria nº 238/10, do Ministério do Esporte, em conformidade com o Estatuto do Torcedor, para oferecer segurança e comodidade aos torcedores no estádios brasileiros.

A Arena Castelão foi a primeira a ser entregue para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, no dia 16 de dezembro do ano passado, com a presença da presidente Dilma. A Arena receberá três jogos da Copa das Confederações, sendo um do Brasil, um da Espanha, além de uma partida semifinal. Na Copa do Mundo de 2014, são seis jogos, com a possibilidade de receber a Seleção Brasileira duas vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário