sábado, 12 de janeiro de 2013

Novo estádio será 'coração' de mini cidade projetada na Grande Natal

Uma mini cidade está sendo construída em Ceará-Mirim, município localizado a 28 quilômetros de Natal. Em uma área de mais de 250 hectares, o Estádio Manoel Barreto, já chamado de Barretão, está sendo construído e será o "coração" do complexo que ainda conta com mais de 6.000 casas populares, além de cinco campos de treinamento, pista de kart e arrancada. O projeto e todo o investimento são do empresário Marconi Barreto, que é natural da cidade da Grande Natal e, após passar duas décadas e meia morando fora do país, retornou para realizar este antigo sonho.

Previsão de conclusão das arquibancadas será até o final do mês de março (Foto: Augusto César Gomes/Globoesporte.com)Obras no Barretão devem ficar prontas até março (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)

Iniciado no dia 1º de outubro do ano passado, o Estádio Barretão irá receber 6.400 espectadores num primeiro momento. A previsão é de que até o final de março os 10 mil lugares planejados para essa primeira etapa estejam concluídos, atendendo às exigências da Confederação Brasileira de Futebol. Mas há outro interessado nessa conclusão, o América-RN, que devido à demolição do Estádio Machadão, em Natal, precisou adotar outra cidade para sediar seus jogos e acabou seguindo para Goianinha, onde vinha jogando. No entanto, o alto custo para a instalação de arquibancadas metálicas fez o clube repensar a parceria, até que surgiu o estádio em Ceará-Mirim, que está sendo bem-vindo para as pretensões alvirrubras. Segundo Marconi Barreto, empresário e idealizador do projeto, está fechado um acordo entre ele e o time alvirrubro, que irá disputar quatro competições em 2013: o Campeonato Potiguar, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Marconi Barreto, empresário e idealizador do estádio (Foto: Augusto César Gomes/Globoesporte.com)Marconi Barreto, idealizador do estádio
(Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)

- O estádio está sendo construído para 20 mil pessoas e chegamos agora à capacidade de 6.400 lugares, de acordo com os padrões da Fifa. Nosso planejamento é chegarmos até antes do final de março com 10 mil lugares construídos, também nas mesmas condições da Fifa, para que o América, nosso parceiro no futebol, possa jogar aqui a Série B do Campeonato Brasileiro. Temos um acordo com o clube e vamos oferecer as melhores instalações possíveis. No entanto, o gramado não está do jeito que nós queríamos e teremos que adiar a estreia do América aqui em Ceará-Mirim para o dia 27 de janeiro ou, no máximo, 2 de fevereiro - explica o empresário.

A parceria com o América deve durar até o final deste ano e o empresário Marconi Barreto espera que o alvirrubro possa utilizar as novas instalações por muito tempo, apesar de o clube iniciar a construção da Arena América, no próprio centro de treinamento, no município de Parnamirim, cidade vizinha a Natal.

- Hoje, nós estamos fechados com o América para que ele venha para cá. O presidente Alex Padang vem acompanhando a construção, já sobrevoou a área e se surpreende a cada vez. O que nós temos acertado com o clube é que eles venham para cá jogar os Campeonatos do Nordeste, o Potiguar e o Brasileiro. Por isso que, assim que a obra dos 10 mil lugares fique pronta, já iniciaremos a construção do outro módulo. Nossos planos com o América vão até aí, depois nós iremos negociar. É interesse nosso que o América venha para cá em definitivo. Agora tem o estádio deles em Parnamirim, mas vamos aguardar - declara.

Ritmo acelerado

O empresário acompanhe de perto o plantio do gramado (Foto: Augusto César Gomes/Globoesporte.com)Empresário acompanha o plantio do gramado
(Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)

Para que a construção do Barretão mantenha o ritmo acelerado, mais de 300 profissionais já passaram pela obra. Somente na fase inicial do projeto, que foi a escavação e a terraplanagem da área, foram utilizadas 21 máquinas. Agora, uma força-tarefa está empenhada em terminar os últimos lances de arquibancadas e o plantio do gramado.

- Esse projeto foi iniciado no dia 1º de outubro, ou seja, é um recorde termos um estádio para mais de 6.000 pessoas em quatro meses. É uma desmistificação que isso é um negócio complexo. Conseguimos fazer isso caminhar até aqui de forma muito tranquila, sem aborrecimento e realmente sofisticada, pois vai ser um projeto que servirá de exemplo nacional. Isso aqui hoje é um projeto modelo pela estrutura e pela forma com que está sendo conduzida a obra, mesmo sem ter financiamento público - comenta.

A última etapa será a colocação dos postes de iluminação, que já foram comprados e devem ser instalados nos próximos dias, como também a construção das cabines de imprensa, que deverão ter, inicialmente, uma estrutura metálica por trás das arquibancadas.

Um clube também foi fundado pelo empresário para mandar seus jogos no Barretão. Inicialmente, a equipe irá atuar nos campeonatos estaduais das categorias sub-16 e sub-18, mas, ainda em 2013, deverá disputar a segunda divisão entre os profissionais.

Mini cidade

6.500 casas serão construídas no entorno do Estádio Barretão (Foto: Augusto César Gomes/Globoesporte.com)Mais de 6.000 casas serão construídas no entorno do estádio (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)

Entusiasta, Barreto não esconde o desejo de tornar a região como referência esportiva, mas também econômica.

- Nossa obra é audaciosa. A ideia é de que os trabalhadores daqui sejam os próprios moradores da obra. Nós precisamos colocar essa parte social mais à frente, resgatar pessoas que estão querendo ter uma oportunidade na vida, mas não sabem como procurar e vão ter aqui uma opção de trabalhar, de estudar e de viver dignamente. O estádio é quem vai movimentar tudo isso - fala Barreto.

'Mini cidade' será construída ao lado d Estádio Barretão (Foto: Augusto César Gomes/Globoesporte.com)'Mini cidade' surge ao lado do Estádio Barretão
(Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM)

Marconi explica que a construção das residências está respeitando uma estrutura moderna, que terá como objetivo utilizar todas as áreas em prol dos moradores. Todas as ruas e praças terão uma utilidade esportiva, voltadas principalmente para o futebol, voleibol e futebol de areia.

Além do estádio, o projeto, que fica às margens da BR-406, vai abrigar um hotel, um kartódromo, uma pista de arrancada, um parque de vaquejada e uma área de "pesque pague". Um calçadão com 17 mil metros quadrados será destinado para a instalação de 400 lojas, como também uma área de 30 mil metros na entrada do projeto, que será reservada para um rede de supermercado local. Outro importante investimento será a implantação de um empresa de call center e uma escola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário