quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Diário da Copinha: novo time de SP tem fotógrafo e torcida 'teen'

Atibaia Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Mário Gonçalves é o fotógrafo-torcedor do Atibaia
(Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

A décima parada da equipe do “Pela Estrada Afora” nesta Copinha foi em Atibaia, para acompanhar um jogo entre dois times pequenos do interior de São Paulo: Atibaia x Sertãozinho. Apesar de a partida ter sido realizada em uma tarde de terça-feira chuvosa, o estádio municipal ficou lotado.

Além de contar a história do jogo, nós descobrimos um funcionário do Sport Club Atibaia com uma trajetória interessante: Mário Gonçalves, o fotógrafo do time. Ele tem apenas 17 anos - é ainda um "teen" (adolescente, em inglês) -, mas é torcedor fanático da equipe desde os 12, quando foi morar em Atibaia.

Depois de tanto ir a jogos, treinos e registrar tudo em sua câmera fotográfica, Mário atraiu a atenção dos dirigentes e foi convidado para ser o fotógrafo oficial do time. O trabalho não é remunerado, mas ele garante que é melhor assim, pois faz tudo por amor ao Falcão, apelido e mascote do time.

Mário é amigo dos jogadores. Ele passa o jogo inteiro à beira do gramado dividido entre torcer e tirar suas fotos. Ao fim de cada tempo ele cumprimenta os atletas do time, um a um, enquanto eles voltam ao vestiário. E nesta terça-feira a participação dele na festa foi ainda maior, pois ele pôde registrar a vitória do Atibaia por 2 a 1 sobre Sertãozinho, e a classificação para as oitavas de final da Copa São Paulo.

Além do fotógrafo torcedor, nós conhecemos também a Guerreiros do Falcão, torcida organizada do Atibaia. À primeira vista, ela pode parecer uma torcida igual às outras, com bandeiras penduradas no alambrado e com a cantoria sendo puxada pelo ritmo da bateria.

Atibaia Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)A torcida jovem do Atibaia canta o tempo todo (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

Mas a particularidade da Guerreiros é que ela é formada apenas por garotos que tem em média 17 anos - ou seja, também são teens. Em 2007, ano em que o clube e a torcida foram fundados, eles tinham entre 12 e 15 anos. A Guerreiros do Falcão é a forma que a garotada de Atibaia encontrou para se divertir e encontrar os amigos. A história desses fanáticos pelo Sport Club Atibaia você confere nesta quarta-feira, no Globo Esporte de São Paulo.

Atibaia Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Atibaia bateu o Sertãozinho e avançou na Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário