sábado, 7 de julho de 2012

América-RN tem início superior ao da última vez em que subiu à Série A

Técnico Roberto Fernandes do América de Natal (Foto: Caninde Soares / America de Natal)Roberto Fernandes tem estilo que agrada aos
jogadores (Foto: Caninde Soares / America-RN)

Sob o comando do técnico Roberto Fernandes, o América-RN tem feito uma campanha surpreendente na Série B. Com 19 pontos, está atrás apenas do líder Criciúma, com 22. O último acesso da equipe à primeira divisão foi em 2006, mas o aproveitamento da atual campanha, em oito jogos, é bastante superior ao daquela ocasião. Há seis anos atrás, finalizada a oitava rodada, o América-RN contabilizava nove pontos (três vitórias e cinco derrotas). O atual é mais que o dobro, chegando a 79,2%. São seis vitórias, um empate e uma derrota.

Os números são no mínimo animadores para o clube que caiu em 2007, passou três anos na Série B, desceu para a terceira divisão e subiu na última temporada. Fora do próximo jogo contra o CRB, no sábado, às 16h20m (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, por conta de uma suspensão, o zagueiro Fabinho afirmou que a receita do time é a união. Para ele, além disso, a experiência do técnico Roberto Fernandes para trabalhar a cabeça dos atletas tem ajudado.

- A união e a confiança são importantes. Temos unido o potencial individual de cada um aos objetivos do grupo. O Roberto Fernandes é um excelente treinador, nos pede para ter calma, sem euforia. Ele põe nossa motivação acima de tudo e conversa para aproveitarmos essa chance, que pode ser única. Sabemos que a batalha está apenas começando. A Série B é longa, mas se você começa bem, pode terminar bem. Correr atrás depois é complicado – comentou o atleta de 25 anos.

O companheiro Edson Rocha, também fora do próximo jogo por conta do terceiro cartão amarelo, concorda com Fabinho. A sintonia é tanta que a palavra usada por ele para definir o momento do América-RN é a mesma do defensor: união. Ele comentou ainda a estratégia de Roberto Fernandes de não sofrer derrotas em casa, mas tentar conquistar pontos fora.

A união e a confiança são importantes. Ele põe nossa motivação acima de tudo"

Fabinho, defensor do América-RN

- Isso se deve à união do grupo. O Roberto pediu para que não perdêssemos em casa e procurássemos somar pontos fora de casa. Ele passa tranqüilidade para o jogador, gosta de conversar e abraçamos as ideias dele - relatou o jogador de 30 anos.

Na questão tática, o América-RN de Fernandes tem se mostrado uma equipe ofensiva. Ao todo, são 17 gols a favor e apenas oito contra. O saldo atual é de nove. Em 2006, em oito jogos, saldo negativo de dois gols, sendo dez marcados e 12 sofridos. Segundo Fabinho, além da mentalidade, a formação do comandante busca a roubada de bola no ataque para chegar mais facilmente ao gol adversário.

- Ele joga assim, sem recuar muito. O Roberto diz que a defesa começa no ataque. Isso ajuda o setor de marcação do meio de campo, fazendo com que não sobrecarregue lá atrás. Tomamos poucos gols. É importante para quem busca o título e a vaga na Série A – disse.

Para Edson Rocha, além do esquema de Roberto Fernandes, a torcida do América-RN tem apoiado bastante o time, tanto fora, quanto dentro de casa. Segundo ele, tudo começou com o título potiguar.

- Desde o estadual que a torcida está apoiando o grupo assim, porque fomos campeões de maneira sensacional. Perdemos o título do primeiro turno para o nosso maior rival, que é o ABC,  e depois demos a taça do estadual, dando a volta por cima. Isso fez a diferença - recordou.

Comemoração do América de Natal (Foto: Caninde Soares / America de Natal)União foi a palavra usada pelos jogadores para descrever o segredo do time. Apoio total da torcida vem desde o título estadual (Foto: Caninde Soares / America de Natal)

Por conta da suspensão, Fabinho e Edson Rocha vão torcer pelos companheiros de fora. Para eles, é preciso tomar cuidado com o time do CRB. Os defensores acreditam que o América-RN não terá vida fácil na Série B, já que a competição está bastante equilibrada. Apesar da boa fase, Fabinho disse que o time tem consciência de que ainda falta muito para o fim da competição.

- A gente mantém os pés no chão. Sabemos que não conquistamos nada ainda. Tem o Avaí, Criciúma, América-MG, fora que os times que estão na zona de rebaixamento também são perigosos - afirmou Fabinho.

Edson Rocha concordou com o colega e citou o Tigre, primeiro colocado da tabela, como equipe que pode atrapalhar a vida do time de Natal. Para ele, o América-RN vai ultrapassar a equipe catarinense e ficar no topo da Série B, apesar de tudo.

- O Criciúma pode complicar. Tem jogadores de qualidade como o Zé Carlos. Eles estão na liderança, mas vamos tentar tirar a diferença - concluiu.

Confira a comparação do América-RN em 2006 e 2012:

Oito primeiros jogos em 2006 Oito primeiros jogos em 2012
América-RN 1 x 2 Ituano América-RN 5 x 2 Goiás
Paysandu 1 x 0 América-RN Vitória 2 x 2 América-RN
América-RN 2 x 1 Brasiliense América-RN 1 x 0 Avaí
Portuguesa 4 x 0 América-RN Guaratinguetá 0 x 2 América-RN
Marília 2 x 1 América-RN América-RN 2 x 1 Bragantino
América-RN 2 x 0 Sport São Caetano 3 x 2 América-RN
Gama 2 x 1 América-RN América-RN 2 x 0 ASA
América-RN 3 x 0 Remo América-RN 1 x 0 Guarani


Nenhum comentário:

Postar um comentário