sexta-feira, 13 de julho de 2012

'Boa campanha na Série B é fruto da sequência', afirma Roberto Fernandes

Técnico Roberto Fernandes do América de Natal (Foto: Caninde Soares / America de Natal)Técnico Roberto Fernandes do América de Natal
(Foto: Caninde Soares / America de Natal)

Após conquistar o Campeonato Estadual, quebrando um jejum de oito anos, o América-RN faz uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o clube ocupa a quarta posição na tabela de classificação, com 19 pontos em nove jogos disputados. O time já liderou a competição durante três rodadas e desde o início jamais ficou fora do G-4. Segundo o treinador Roberto Fernandes, a continuidade do trabalho é a principal razão dos resultados obtidos até agora.

- Eu acredito numa coisa, que não é mais nenhuma novidade no mundo do futebol, que é sequência. A gente montou um grupo equilibrado e competitivo, cujo entrosamento permaneceu após o Estadual, pois mantivemos praticamente todo o elenco. Isto sem falar no comprometimento dos jogadores.

A gente montou um grupo, cujo entrosamento permaneceu após o Estadual"

Roberto Fernandes

A equipe é formada por jogadores jovens, com média de idade de 23 anos, que têm consciência que a Série B é uma ótima vitrine para mostrarem o seu futebol para o restante do país. Na opinião do técnico, o América-RN pode revelar bons jogadores para o cenário nacional, sobretudo se continuar fazendo uma boa campanha. Ele cita alguns nomes.

- Atualmente quem atravessa o melhor momento é o atacante Lúcio, de 27 anos, e que está em sua segunda passagem pelo clube e já foi sondado por clubes como Palmeiras e Atlético-MG. Além deles, o lateral-direito Norberto, de 21 anos; o lateral-esquerdo Wanderson, de 21 anos; e o meia Fabinho, de 23 anos, também têm grande potencial.

Dos principais jogadores do time, o único que saiu após o Estadual foi o meia Júnior Xuxa, responsável pela articulação das jogadas, que se transferiu para o futebol árabe. Para o seu lugar foram contratados Thiago Galhardo, que estava no Botafogo, e Rafael Augusto, do Fluminense.

- São dois bons jogadores, mas que ainda estão em fase de adaptação e não apresentam o mesmo entrosamento dos demais companheiros – avalia Roberto.

Necessidade de contratações

Apesar de contar com um centro de treinamento completo, com três campos e alojamento, o técnico sabe que para a disputa de uma competição tão difícil como a Série B não basta ter um time entrosado, é preciso ter elenco por causa de possíveis lesões e suspensões dos atletas. Do Estadual até a quarta rodada da Série B, o time foi repetido 10 vezes. Desde então, já são cinco partidas sem que o treinador consiga repetir a mesma escalação.

O ABC ainda está se encaixando ao longo da Série B, pois teve várias mudanças, entre elas a chegada do técnico Ademir Fonseca."

Roberto Fernandes

Mesmo estando ciente de que o elenco precisa de mais reforços, Roberto afirma que o clube atualmente não tem condições de fazer muitas contratações, pois não pode contar com parte da renda de suas partidas desde que deixou de mandar os seus jogos no Machadão.

- Com a construção da Arena para a Copa do Mundo, o América-RN ficou sem estádios alternativos. Hoje, a gente joga no Nazarenão, estádio para 7 mil pessoal localizado a 70 km de Natal. Lá a média de público tem sido dois mil pagantes por jogo. Em condições normais, esta média de público seria de 12 a 15 mil no Machadão. Outras equipes como o Atlético-PR estão passando pelo mesmo problema.

Se por um lado o América-RN está entre os líderes da Série B, seu principal rival, o ABC, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Roberto Fernandes tem uma explicação.

- As duas equipes iniciaram a temporada muito parecidas. O ABC começou até melhor com a conquista do primeiro turno do Estadual. No entanto, com o andar da competição conseguimos dar uma seqüência no trabalho. Já o ABC ainda está se encaixando ao longo da Série B, pois teve várias mudanças, entre elas a chegada do técnico Ademir Fonseca.

Treinador manda recado aos torcedores

Eu espero que o torcedor continue apoiando, pois o nosso grupo está muito comprometido em fazer uma grande serie B"

Roberto Fernandes

O América-RN, juntamente com América-MG e Criciúma, são as únicas equipes que chegaram à nona rodada com 100% de aproveitamento nos jogos disputados em casa. É com base neste bom retrospecto que Roberto Fernandes acredita que o time possa derrotar o Ceará neste sábado, no Estádio Nazarenão, às 16h20m, e se recuperar da derrota para o CRB, em Alagoas. Neste dia, o clube estará comemorando 97 anos de fundação.

- Além de festejar o aniversário, a vitória pode fazer com que a equipe abra sete pontos de vantagem para o quinto colocado e ainda diminuir a vantagem do líder Criciúma.

Mesmo que perca a partida, o América-RN não sairá do G-4. O objetivo do clube é chegar na reta final do campeonato entre as equipes que estarão disputando o acesso para a Série A. Ciente de que os torcedores estão alegres e entusiasmados com a campanha do clube, Roberto Fernandes manda um recado.

- Eu espero que o torcedor continue acreditando e apoiando, pois o nosso grupo está muito comprometido em fazer uma grande serie B e assim dar mais um presente para torcida, garantindo o acesso para a Série A após a conquista do Estadual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário