sábado, 18 de agosto de 2012

'Beethoven' do América-RN, cadela é sócia de carteirinha do clube

O mascote do América-RN é o dragão, mas o símbolo da torcida alvirrubra é uma cadela. Na verdade, passou a ser desde que B-12 se tornou sócia do clube neste ano. O assessor jurídico e americano fanático Isaac Bruno, de 35 anos, é o autor da ideia e conta que estava passeando com a cadelinha da raça Schnauzer pela calçada da sede social quando resolveu cadastrá-la.

- Falei que vim associar a B-12 e todos riram. Ninguém acreditou. A ficha dos atendentes só caiu quando passei o cartão para pagar. Tiraram foto e tudo mais – afirma Isaac, que é sócio do Dragão há 20 anos.

Cadela sócia do américa 2 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Carteira de sócio de B-12  (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

A ideia era ajudar o time do coração a sair da má fase de uma forma descontraída. Durante o primeiro turno do Campeonato Potiguar, a situação estava difícil para o alvirrubro e, de acordo com ele, para piorar, o torcedor não comparecia.

- Eu tinha ouvido um apelo do presidente pela rádio para que a torcida apoiasse o time e foi essa a forma que eu encontrei de chamar atenção para que mais gente se associasse - explica.

Cadela sócia do américa (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)B-12 vestida com a camisa do América-RN
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

Deu certo. Com destaque na mídia local, B-12 virou uma verdadeira celebridade e, coincidências à parte, mostrou que era "pata quente". Duas semanas depois de ser associada, o América se sagrou campeão potiguar de 2012.

O dono da cadela conta que a esposa (também torcedora do América) e os demais familiares alvirrubros acharam graça de tudo que aconteceu, mas apoiaram a iniciativa. Os amigos que torcem para o arquirrival ABC zoaram muito e, segundo o funcionário público, fizeram todas as gozações e trocadilhos possíveis e imagináveis com cachorro e América.

A meta agora é levar B-12 aos jogos, a partir do dia 25, no clássico contra o ABC. Para Isaac, o América precisa voltar a frequentar o G4, com a torcida ao lado. Ele também não quer fazer desfeita com o presidente do clube, Alex Padang.

- Padang comentou comigo de usá-la como mascote, um símbolo dessa nova fase. No próximo clássico ela já vai estar lá de camisa e gorro, espero que comemorando nossa vitória – garante.

B-12 vem de Beethoven

A pergunta era inevitável. Afinal, não se trata de um nome comum para animais de estimação. Isaac explica que a origem do nome é ainda mais curiosa que a história de tornar a cachorrinha sócia.

Cadela sócia do américa 5 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Isaac associou B-12 para contribuir com crescimento do clube (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

Na casa da mãe dele existia uma empregada doméstica chamada Miriam que, por conta própria, batizou um cachorro vira-lata de B-12. Quando Isaac quis saber o porquê, veio a supresa.

- Ela disse que era em homenagem ao cachorro da TV. O nome do cão e do filme que ela via na televisão é Beethoven, mas ela entendia B-12 – explica Isaac.

Isaac nunca esqueceu essa história e quando adquiriu a Schnauzer resolveu prestar uma homenagem à Dona Miriam que trabalhou durante 30 anos com a família e hoje está aposentada.

América de berço

Cadela sócia do américa 4 (Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)Isaac e Camila querem levar B-12 ao Clássico Rei
(Foto: Matheus Magalhães/Globoesporte.com)

Filho de pais americanos e neto do ex-presidente do clube, José Gomes da Costa, Isaac só poderia ser americano. O servidor público é sócio desde os 16 anos e, como bom torcedor fanático, não perdia jogos do América. Ele não lembra o ano, nem o placar, mas na adolescência chegou a ir ao Maranhão para assistir uma partida contra o Moto Clube.

O casamento fez com que diminuísse a frequência nos estádios, mas não a paixão. A esposa que, segundo ele, não sabia nem quem era Neymar, passou a torcer pelo América. Sócia do clube, passou também a acompanhá-lo em alguns jogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário